INSPEÇÃO NO MANICÔMIO.

O MANICÔMIO DE UMA CERTA CIDADEZINHA DO INTERIOR DE MINAS, ESTAVA HÁ MUITO NA MIRA DA VIGILÂNCIA. DENÚNCIAS SÉRIAS DE QUE NÃO ESTAVA HAVENDO NENHUM PROGRESSO NA MELHORA DOS PACIENTES E OUTRAS "COISITAS" MAIS, CHEGARAM AOS OUVIDOS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE, E OUTROS ÓRGÃOS COMPETENTES NA APURAÇÃO DO CASO.

DR. JUVENAL, "FAMOSO" PSIQUIATRA RESPONSÁVEL PELO MANICÔMIO, HAVIA SIDO COMUNICADO COM UMA SEMANA DE ANTECEDÊNCIA DA CHEGADA DO INSPETOR ENCARREGADO DE APURAR AS DENÚNCIAS, DR. LACERDINO FERRÃO. ESTE, POR SUA VEZ, ERA FAMOSO POR SUA RIGIDEZ E POR TER FECHADO A MAIORIA DOS MANICÔMIOS POR ONDE TEM PASSADO.

POIS BEM, CIENTE DO DIA "D", DR. JUVENAL ALERTOU TODA A SUA EQUIPE E DEMAIS FUNCIONÁRIOS, PARA QUE PROCEDESSEM DA MELHOR MANEIRA POSSÍVEL E QUE DESSEM UMA "REPAGINADA" NO VISUAL DOS PACIENTES. AFINAL, O EMPREGO DE TODOS E O DESTINO DOS INTERNOS ESTAVA EM RISCO.

COMO NÃO PODERIA SER DIFERENTE, O MANICÔMIO CONTAVA COM ILUSTRES PERSONAGENS HISTÓRICOS: NAPOLEÃO BONAPARTE, JÚLIO CÉSAR, CLEÓPATRA, CALÍGULA, NERO, E POR AÍ VAI... ENFIM, CHEGADO O DIA FATAL, SOB FORTE CHUVA, DR. LACERDINO FERRÃO E SUA COMITIVA QUE MAIS PARECIAM AGENTES DA SS, ESTACIONARAM EM FRENTE AO MANICÔMIO, DANDO DE CARA COM AS ILUSTRES PERSONAGENS. SENDO EM SEGUIDA, RECEPCIONADOS PELO DR. JUVENAL, E DEMAIS FUNCIONÁRIOS. TODOS COM UM SORRISO AMARELO E AQUELE NERVOSISMO QUE O DIA PROMETIA.

INICIADA A INSPEÇÃO, TUDO PARECIA CORRER BEM, DOCUMENTAÇÃO, RELATÓRIOS EM DIA, ACOMODAÇÃO NOS TRINQUES, OS PACIENTES MUITO CALMOS E SORRIDENTES. NOTA: DR. JUVENAL CUIDOU PARA QUE O "SOSSEGA LEÃO" FOSSE "MUITO BEM" ADMINISTRADO NESTE DIA. QUANDO FINALMENTE DR. LACERDINO FERRÃO, E SUA EQUIPE SE PREPARAVAM PARA DEIXAR O LOCAL COM UMA BOA IMPRESSÃO, SE DEPARA COM UM NOVO PACIENTE QUE PARECIA ESTAR TOCANDO UM VIOLINO, EMBORA NÃO TIVESSE NENHUM INSTRUMENTO EM MÃOS. E COM A MAIORIA DOS FUNCIONÁRIOS DANÇANDO DEBAIXO DA FORTE CHUVA. E PERGUNTA PARA O DR. JUVENAL.

_E AQUELE PACIENTE ALI FINGINDO ESTAR TOCANDO UM VIOLINO, QUEM É?

_ESTE É O GRANDE JASCHA HEIFETZ, O MAIOR VIOLINISTA DO SÉCULO XX.

_ E POR QUE VOCÊ NÃO O TIRA DE LÁ, E TODA A SUA EQUIPE?

NÃO DEU OUTRA, RESPONDEU MUITO POSSESSO O DR. JUVENAL.

- O SENHOR TÁ DOIDO? POIS, SAIBA QUE A MÚSICA DELE ME ACALMA E ALEGRA O AMBIENTE.

E DITO ISSO, JUNTOU-SE AOS DEMAIS.

Joanne
Enviado por Joanne em 24/04/2012
Código do texto: T3630352
Classificação de conteúdo: seguro