Como é bom ser atropelado! ( primeira parte)

O semestre estava quase no fim e Homero,futuro advogado,já pensava nas férias de final de ano. Suas últimas como universitário,pois o próximo semestre seria o derradeiro de seu curso de graduação.Com esses pensamentos,o rapaz atravessou as duas pistas que separavam o campus da U.F.R.J do ponto de ônibus, situado numa estrada de terra batida,onde os coletivos que vinham da ilha do governador paravam.

Ao pisar na calçada,antes de atravessar a estrada de terra batida,Homero avistou,em pé, no ponto de ônibus, seu colega de turma joão. Acenou para o amigo,virou o rosto pa ra ver se vinha algum carro, vislumbrou apenas os ônibus parados à espera de passageiros(ou "bonecos, como se diz no jargão rodoviário)e começou a atravessar.Foram apenas três passos,antes de sentir um toque na sua panturrilha direita,rolar de costas sobre uma superfície metálica ,bater a nuca contra um vidro,ser lançado à frente uns quatro metros, e cair pesadamente com o traseiro no chão.Olhou para trás,e viu um opala azul ,com o pára-brisa dianteiro "amassado" para dentro, como um plástico derretido.Tal qual uma Fênix que ressurge das cinzas, o estudante levantou-se rapidamente e correu na direção de João.Ao encontrá-lo, perguntou:

________ João,o que aconteceu?

João olhou nos seus olhos e disse as palavras fatais:

________você foi atropelado meu amigo!a-tro-pe-la-do!!!

Homero não acreditou,atropelado! mas; isso é coisa que acontecia com os outros, não com ele ,ora vejam só.... ATROPELADO!!!!!!

Neste instante,o universitário percebeu que todos no ponto olhavam para ele;alguns cochichavam entre si,outros apontavam na sua direção, uma parte estava séria, e, por incrível que pareça, uma parte ria.Para Homero,super tímido, aquele era o pior pesadelo: ser o centro das atenções, principalmente naquela situação.

Neste momento, O PM que controlava o trânsito no local veio falar com ele:

________meu filho,você foi atropelado.Podemos deixar a situação como está,e eu libero o motorista do opala,mas se acontecer alguma coisa com você depois,não poderemos culpar ninguém .

________Acontecer alguma coisa? como assim? perguntou homero, branco como uma vela.

Com a sutileza de um hipopótamo, o PM explicou.

________Aparentemente você nâo se feriu,mas semana passada,aconteceu um atropelamento parecido com o seu,o rapaz estava bem,liberou o motorista que o atropelou e,meia hora depois,começou a passar mal,vomitou sangue,teve uma convulsão e morreu.Olha ali,ainda tem o sangue e as "tripas" dele no chão( o PM apontou para um local próximo,perto de uma amendoeira).

Os batimentos cardíacos de homero,seguramente estavam agora acima de trezentos por minuto.Em pânico, perguntou:

__________O quê você me aconselha fazer?

__________A gente vai no hospital,lá eles te examinam e me-dicam,depois vamos para a delegacia registrar a ocorrência.

O futuro advogado concluiu que era a opção mais lógica e resolveu aceitar. Mas antes exigiu:

__________Eu tenho que avisar meu pai antes . Tem algum telefone por perto?

__________ No nosso posto tem um,você pode ligar de là. Respondeu.

Homero, então, virou-se para João,numa súplica silenciosa por ajuda.O amigo entendeu e disse:

__________Tá bom , eu vou com você.

__________ Valeu cara,agradeceu Homero.

Ao chegar no posto policial, a vítima pensou: como é que se fala para o seu pai que você foi atropelado?

__________ Fala com jeito ( aconselhou João, prevendo a catástrofe que se avizinhava).

A ligação logo se completou.

___________ Alô? (uma voz grave atendeu).

___________ Alô , pai? sou eu.

___________ Fala meu filho.

___________ ô pai,é que , bem...é que eu...bem...olha,... eu fui atropelado!

___________ Tudo bem meu filho, ligua para sua mãe que ela........ O QUê? ATROPELADO!!!!!!!!!

___________È pai , mas foi de leve, agora eu vou para o hospital e.....

___________ HOSPITAL ????(interrompeu o pai).

___________ È só para fazer os curativos e medicar.....

____________ Curativos? medicar? você está machucado?? bradou o pai,à beira de um colapso.

____________ Não , eu só bati de leve a cabeça,quando rolei pelo capô do carro....

___________Bateu a cabeça,rolou pelo capô.... você está bem???

____________Estou pai, depois do hospital eu vou para a delegacia.....

_____________DELEGACIA????? você está bem meu filho??????

____________ Estou pai. escuta.......,me encontre na delegacia da ilha. O senhor sabe onde fica?

____________ Sei sim,vou sair daqui agora!

____________ Então está bem . Até daqui a pouco pai.

_____________ Você está bem mesmo não é filho?

_____________Estou, fica tranquilo(desligou o telefone com a sensação de ter posto o pai em pânico.)João comentou:

_____________ Ainda bem que você vai ser advogado e não psicólogo.

Assim que desligou o telefone ,seu Hélio, pai de Homero e advogado tributarista, abriu uma gaveta de sua escrivaninha e retirou de lá aquele calmante de receita controlada ,que guardava para situações de"alta tensão"como aquela.Com um gole d'água botou o ansiolítico para dentro, e dirigiu-se ao estacionamento para pegar seu carro.