UM RELÓGIO PARA ACORDAR O GALO...

Um pequeno sitiante, daqueles que levam a vida tranqüila lá no meio do mato, onde nem luz elétrica existe e nem relógio, porque apenas em olhar para o Sol já se sabe mais ou menos as horas... se as vacas não vêm para o curral à tarde e sobem para um local mais alto no pasto ou se as galinhas se amoitam mais cedo e sinal que vai chover... esses detalhes que somente quem vive na roça aprende empiricamente ao observar a natureza, contou-me um dia um problema.

Segundo ele, o galo dele sempre cantava às cinco horas da manhã, infalivelmente. Então, ele levantava, tirava o leite das dez vaquinhas, colocava numa carroça e levava na estrada quase um quilômetro de sua roça para o caminhão de leite levar o leite para a cidade e o caminhão passava também infalivelmente às seis horas da manhã! Se o leite estivesse à beira da estrada, tudo bem, se não tivesse... o caminhão ia embora.

Acontece, que quando chega o horário de verão o galo dele canta na mesma hora de costume, isto é, às cinco horas da manhã, o que já seria seis horas no horário de todos os relógios da região. E então, quando ele levantava, tirava o leite e chegava na estrada o caminhão já havia passado... e todo ano é o mesmo problema quando começa o horário de verão.

Para resolver o problema, meu amigo pediu emprestado um despertador, que foi colocado no horário certo de verão, e era somente ele apertar e desapertar o pino, pois ele não sabia olhar as horas no relógio e o colocou no galinheiro para que despertasse no horário de verão e acordar o galo que começava a cantar até acostumar a cantar no horário de verão...

Porém, quando muda o horário de verão é a mesma peleja, ele coloca o despertador no galinheiro novamente até o galo acostumar a acordar no horário normal e começar a cantar na hora certa novamente...

Foi o único jeito que ele encontrou para não perder a entrega do leite que é a fonte de renda maior do seu pequeno sítio...

Fim.