O FILHO DO CAIPIRA E O PAULISTANO

O filho do caipira, menino esperto de 12 anos, estava pescando a beira do riacho. Chapéu de palha na cabeça e um filete de capim entre os dentes.

De repente chega Henrique, um engomadinho de 13 anos, filho do Paulistano que comprou uma chácara próxima, e interrompe a pescaria:

-Ei caipira! O que você está fazendo?

-Como assim? Estou pescando! Uái!

-Que perda de tempo essa! Nós em São Paulo, somos mais modernos! Jogamos videogame, e acessamos a internet pelo computador! Vocês aqui deste fim de mundo sonham tão pequeno!

-Cada um faz o que pode! Responde o caipira.

-Mas, diga-me! Como você faz para pegar o Peixe? Indaga o engomadinho.

O caipira, pensou, pensou e respondeu:

- Vou conta pro cê! Mas, vê se não espaia! Os pexe de hoje, como diz o cê, são mais modernos! Então, penduro como isca uns paperzinhos. Num deles escrevo: “Morda e ganhe um videogame!” E no outro, “Morda e ganhe um computador!”. É batata! Num dá tempo de moiá os paperzinhos!

De repente o Paulistano, desatento, escorrega e cai no riacho.

O caipira não aguenta:

- Arre égua! Num imaginava que a ganância chegasse a tanto!

Amarildo José de Porangaba
Enviado por Amarildo José de Porangaba em 13/04/2012
Reeditado em 13/04/2012
Código do texto: T3609907
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.