MARIANO DA LAURSA

   Candidato a vereador disposto a ganhar a eleição, fez de tudo na ocasião, para tornar possível  seu pleito. Costumava durante os carnavais sair vestido de laursa e sob o toque de um punhado de aventureiros da música carnavalesca, frevava pulando prá frente e prá trás parecendo mais um Canguru embriagado...
  As estratégias de campanha não foram tão diferentes das usuais. Pelo menos, as vivenciadas por seus adversários políticos : pagar uma conta de luz, arrancar um dente de um desgraçado, comprar a chapa de um desdentado, prestar socorro a um moribundo, formar fileira no enterro do defunto, soltar um vagabundo preso pelo furto de uma galinha, sem esquecer de falar nas lágrimas secas derramadas nos velórios, sob a proteção de óculos escuros cobrindo os olhos...
  Em todo tipo de acontecimento sempre buscava aparecer.de terno e gravata visando impor-se ao respeito...figura folclórica de presença consagrada em campeonatos de clubes de futebol, festinhas de aniversário, casamentos, quebra-panelas, subidas no pau de sebo, ligas de dominó, brigas de galo, corridas no saco, touradas, além de tantas outras...
  Era um verdadeiro "expert" em mídia política. Seu nome estava presente em quase todo tipo de muro e faixas espalhadas pela cidade : "VOTI  NO  MARIANO  O  EROÍ  DO  MÂI  FRACO" Seu slogam de campanha ficou muito conhecido, como  o protetor dos mais fracos...Era o Tarzam da selva de barro...Seria capaz de vender terreno na lua, pinto por passarinho, vira-latas por pitbull, sem se falar no elixir para rejuvenescimento e o Xarope para matar lombrigas e frieiras do pé...
  Época de campanha política acirrada, teria também que falar ao público no Comício Final, pois, teria centrado sua campanha no porta a porta, não tendo dado muita importância aos comícios anteriores. Porém, estufava o peito e dizia abertamente que chegara a hora de dizer quem é o mais valente em cima do palco. " Garantia a todos que nesse dia a "jiripoca (peixe) iria piar".
Chegado o dia "D" do comício final de campanha, um estádio de futebol lotado, seria muito pouco para expressar a quantidade de pessoas presentes...Noite um pouco chuvosa, mas o pessoal não arredava os pés dali...O defensor dos mais fracos iria falar...
   Chegada a hora do Mariano da laursa falar, o locutor anunciou : Distinto públicoooooooo...É com imenso prazer que vamos ouvir a voz do candidato eleito...agoraaaa...recebammmm...com uma salva de palmas...eleee,  o imbatívelllllll, o fenomenaaaal, o defensor dos fracos, nosso herói, nossa laursa carnavalesca...MARI...MARIA...MARIAN...MARIANOOOO... da LAURSAAAAAA.....brados, gritos, palmas e música...
    De repente ...aparece o Mariano no palanque, como um espírito desencarnando em meio a fumaça  e estampidos de fogos queimados...de chapéu de palha, paletó quadriculado combinando com a calça marrom e a gravata verde no estilo borboleta...Parecia um velho de pastoril natalino...


                               D   I   S   C   U   R   S   O

     Minha genti dessa ritumbanti e artaneira cidade do meu Brasi...Não é faci...não é faci nãaaooo ! ...Cheguei até aqui, mai já tava com vontadi de pedi prá obrá ...Toda misera do mundo eu a vi aqui...sem longa nem delonga e só prás sinhorinhas ter uma idéia..... eu andei tanto de costa prá subi ladeira que deu uma dô no "mucuim" e adespôs pegou nos doi ôvo...Pió ficarra quano eu ficarra acocorado prá discansá um pouco. Aí...distintio moradô que me ouve agora nessa orcasião desse momento tão subrime...Caí na besteira de cumentá essa prosa na casa de um cumpade meu e ele diche assim: Hummm...home, fale baixo...mormoreja qui é bem mió... não fala em ôvo qui os minino tá tudo cum fome...arregacei as manga da camisa, aprumei o chapé e dei um pulo do tamborete, me benzi trêi veze, dei dinhero prá eles comprá pão e me avexei prá sumir dali...aqui prá nóis, lá em casa , capado nem o galo de briga. Saí de lá suado como se eu tivesse tirando isprito.  Quando eu tava atruvessando a gruta, um rapai me apreguntou ; Você me conheci ? Eu arrespondi que não ! Pro quê ? Ele diche : Sou Timbu ! Eu arrespondi : Sou Lião, meu time é muito mai famosio ! Ele diche : Sou o Home mai brabo daqui ! Eu arrespondi : Tá cuntratado prá cê meu guarda costa ! Mai cum essa cara lisa, uncê parece mai um viado de chifre trançado... ( Um gaiato na platéia gritou : cala boca Laursa )

--- ESSE  ERA O GRANDE PROBLEMA DO MARIANO :      DETESTAVA APELIDO !
...

Continuando..Eu vi mai fiz qui não vi...mai a minha prataforme de governo só vai beneficiá os pobre...vou fazê muita coisa, incrusive uma praça prá pobre se diverti...só não pode chamá palavrada...mai pode dançá, rebolá, pulá, tomá refresco, cumê bolo de bacia,  argodão doce, raspa raspa, rolete de cana e outras coisa mai..( Novamente o gaiato : Pode comer Laursa ? )..Óiaaaa... num sei quem tá falano nisso, mai si apresente aqui nesse batente, seu "fela da puta" qui a gente coloca tua mamãezinha dento de um saco, fura dois buraco prás venta dela aparecer e tá feita a Laursa...o rabo dela fica prá tu botá e apregunta prá ela se ela pode respondê esse pobrema ? Meu saingue tá isquentano e eu num gosto disso...Já num basta esse microfonio qui tá dano cada choque da Poooorrraaaaa..
    Levei mai outo choqueeeeeeeeeee...(O gaiato aproveitou e perguntou :  Laursa leva choque ? )...tu qué sabê de uma coisa nojento, frouxo, pirôbo, fio da baixa égua, mula sem cabeça, fio de rapariga do arto do prego, tu tá pensano qui priciso dessa porcaria de viriadô é ? Poi tu vai ti lascá, com tua mãe, tua famia e quarqué um qui tá achano que priciso dessa bostaaaaaaa...aiiiiiiiiiiiiii....outo choque...tenho ditooooooo !...

    Nota : Passadas as eleções Mariano da Laursa foi o vereador mais votado da região !




Paullo Carneiro
Enviado por Paullo Carneiro em 08/04/2012
Reeditado em 30/10/2012
Código do texto: T3601677
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.