Rolando Lero e a morte de Estevão

Uma singela homenagem ao Chico Anísio e ao Rogério Cardoso.

A pujante gospelização de nosso país, passou a ter em suas fileiras um célebre convertido. Rolando Lero, o loquaz aluno do Professor Raimundo.

Como de costume, quando uma celebridade se converte, mesmo que esteja “nas fraldas” espirituais, vira pregador em uma semana, de modo que, o versátil parlante foi consagrado a bispo.

Dizem que vai, inclusive, estrear na Record o programa “Marajado Mestre” no mês que vem.

Em seu afã evangelístico, reapareceu na escola, para matar saudades e pregar sua nova fé; o professor, (por força do hábito) resolveu fazer uma perguntinha básica.

– Bem, já que o Senhor tornou-se um expert nas Sagradas Escrituras, sendo inclusive nomeado bispo, diga-me, como morreu Estevão.

– Amado mestre...não, não me diga! O Vinho bateu as botas e você me conta assim, de supetão!

– Vi...Vinho? Quem era o Vinho?

– Bem, isso vem de dias antigos, mestre, primeiro sua mãe a Creusa Maria o chamava de Tevinho, depois, quando passou a jogar bola em São Cristóvão, todo mundo começou a chamá-lo de Vinho, e a coisa pegou.

- Estevão jogava bola em São Cristóvão?

– Muito bem, por sinal, um ótimo zagueiro...

– Ele defendia a fé seu corno! (Esbravejou o Professor)

– Sim, é fato, precisava ver como ele era eloquente nas palestras antes dos jogos. Vamos acreditar, dar o sangue, precisamos botar fé que a coisa vai, precisava ver!

– A sua palestra, digo, pregação foi em Jerusalém, seu entrevado mental!

– Sim, isso ele fez mesmo. Ele venceu um concurso da CIPA quando trabalhava na CSN, com a melhor frase sobre prudência no trabalho, e como prêmio ganhou uma viagem a Israel.

– Ele ganhou um con...curso...

–Sim , Na verdade fez melhor que uma frase, o Vinho era fera, fez um verso.

– Um verso sobre prudência no trabalho??

- Sim, fê-lo, eu nunca esqueci;

“ Prudência, majestosa virtude enfim,

nem todo mundo é um atleta;

já pensou passar o efeito do superamendoim,

em pleno vôo do Superpateta?"

–Ele fez isso?

- Sim mestre, e como prêmio, ganhou uma passagem a Jerusalém, onde deu sua famosa palestra sobre segurança no trabalho.

– Ele morreu em seu trabalho sua anta!

– Como? Digo, já me destes a triste nova, mas, me conte como foi que se deu isso? Sempre sou o último a saber das coisas, deve ser por isso que me atribuis a pecha de corno...

- A coisa se deu há dois mil anos!

Eu não devia, mas vou lhe ajudar meu nobre bispo, intrépido mestre do descarrego, digo, das Escrituras; Estevão, o primeiro mártir do cristianismo, foi morto em Jerusalém, após uma veemente mensagem onde denunciou o erro de seus compatriotas religiosos, ele foi ape... ape...

- captei vossa mensagem, oh espirituoso catedrático; Vinho, digo, o Estevão morreu por que foi apequenar a importância da oferta que os religiosos recolhiam durante o culto.

– Apequenar a importância da oferta? Na sua igreja seria morto a pedradas mesmo seu safado; seu Ptolomeu, me ajude por favor!

–Com prazer Mestre: Estevão o primeiro mártir do cristianismo morreu apedrejado em Jerusalém, após uma eloquente mensagem, sendo que entre seus algozes estava o jovem Saulo de Tarso, que mais tarde se converteu no apóstolo Paulo.

– Cabra bom, queria ter um bispo assim.