ESTATUTO DO ESTUDANTE
O estudante está sempre a estudar; se não está a estudar está a raciocinar.
O estudante não se deixa dormir; o despertador é que não toca.
O estudante nunca chega tarde; demora-se nos transportes.
O estudante nunca falta às aulas; não comparece por motivos de força maior.
O estudante nunca é posto fora da aula; é necessária a sua presença noutro local.
O estudante nunca diz mal do professor; faz uma observação com um objetivo construtivo salientando os seus defeitos.
O estudante nunca copia; recolhe dados.
O estudante nunca reprova; renova a sua experiência.
O estudante nunca se mete em problemas; os problemas é que vão ao seu encontro.
O estudante nunca destrói o material escolar; este, lentamente, é que se vai degradando devido à sua má qualidade.
O estudante nunca conspira contra o professor; o professor é que tem o complexo da conspiração.
O estudante nunca se porta mal na aula; o conceito de comportamento é que difere.
O estudante nunca mente; apresenta a verdade sob outro ponto de vista.
O estudante nunca falsifica uma assinatura; deixa descansar o seu encarregado de educação que vê nele um grande futuro.
O estudante nunca apalpa as colegas; estuda anatomia.
O estudante nunca engana o professor; demonstra-lhe a sua astúcia.
O estudante nunca faz ronha; o médico é que, devido à sua impreparação, não descobre a sua doença.
O estudante nunca bate nos colegas; demonstra a sua personalidade.
O estudante nunca fuma; investiga os efeitos nocivos do tabaco.
O estudante não lê revistas na aula; estuda-as.
O estudante sabe sempre a matéria; se não responde é para não inferiorizar o professor.
O estudante não bebe; saboreia.
O estudante não come; alimenta-se.
O estudante não dorme; medita.
O estudante não vive; sobrevive.
Recebida de um grande aluno! kkkk