NUMA LÍNGUA "TIPO"...QUE PEGA!
Bem, eu já escrevi sobre o assunto por aqui, assunto "tipo" super interessante porque apesar de ser UM TIPO bem CONTAGIOSO de vício de linguagem ele também nos ilustra um fenômeno da língua que, como qualquer ser vivo, também está sujeira às "epidemias" dos modismos linguísticos.
Mas "tipo", eu não sei o que acontece com a geração de hoje em dia, uma geração, tipo, meio esquisita. Atípica eu diria.
Não me levem a mal , por favor, não é que eu seja "tipo" preconceituosa ou fora de moda, longe disso, eu até me esforço para me manter, tipo típica, conectada em todos os tipos tipológicos da mais moderna tipologia, mas é que, tipo, eu gosto muito de me comunicar e atualmente ando meio...sem tipo, algo meio incomunicável porque meu tipo já é bem outro, fora de tipo faz tempo, assim, eu ainda tipifico na mera e antiga língua que lá na minha época era no máximo, tipo, alterada para a língua do "P" e p. ponto final.
Mas...
Outro dia uma amiga me contava que foi ao médico com sua filha adolescente, e parece que o doutor perdeu, tipo, a sua paciência já também fora de tipo para esta atual época tão tiposa.
-O que você sente? perguntou ele bem otimista...
-Ah doutor, (mascando chicletes) sinto tipo nada! É ela que quis que eu viesse, tipo assim, para um.. sei lá o quê.( "ela", saibam, era a mãe, aflita com aquele tipo tão típico do seu "tipo").
-Mãe, afinal, me diga o que ela tem? suplicou o doutor.
-Mãe, diz aí pra ele, tipo, o que você acha que eu tenho! Acho que é tipo uma ansiedade, tipo, nada tá bom.
-Ah doutor ela tem, tipo, é isso mesmo, e sinceramente eu não consigo entender o tipo de alteração dela , doutor! É tipo assim, bem complicado mesmo. Deve ser tipo algo bem grave.
O médico então concluiu, tipo bem desanimado:
-Senhora, sem dúvida deve ser algo, tipo, tão complicado que eu também não sei que tipo de algo que é!
Sendo assim eu não posso ter, tipo e claro, nenhum tipo de opinião sobre o tipo da doença dela.
Então, passar bem, tipo, procure outro tipo que saiba cuidar deste tipo tão tipicamente frequente nos consultórios de hoje em dia.
***
Tipo, falando sério...é de deixar o mundo atípico, tipo desconectado no tempo, deste tempo tão típico!