CAMINHADAS (Cansando a lingua)
CAMINHADAS
(Autor: Antonio Brás Constante)
Nos dias quentes e ensolarados de verão, nada como juntar uma turma de amigos e sair pelas ruas ou parques praticando uma saudável caminhada. Além das vestimentas adequadas, óculos e bonés, utilizados para exercitar o corpo, as pessoas acabam utilizando este tempo juntas para exercitar também a língua.
As primeiras caminhadas seguem embaladas por assuntos de teor esportivo, inicialmente falando sobre o tema: “caminhadas”. Onde não faltam comentários de como elas nos fazem bem, etc. Esgotado este assunto, os caminhantes partem para temas mais gerais, como por exemplo, novelas, filmes e futebol.
Aos poucos o grau de afinidade entre os participantes ganha maior intimidade. O rumo das conversas passa então para um novo estágio, onde o foco passa a ser sobre a vida de seus conhecidos, que por não estarem presentes, entram na lista dos “comentáveis”. O suor escorrendo da testa e o veneno fluindo pela boca. As conversas giram em torno de traições, desafetos, brigas, entre tantas outras polêmicas que vão ganhando tanta força quanto às cãibras nas pernas dos tais desportistas.
Após duas semanas de caminhada alguns já desistiram. O excesso de preguiça, aliada a falta de assunto contribuindo para aumentar as baixas no grupo. Cada novo desistente ganhando destaque nas conversas e andanças que se seguem.
Ao final de um mês o número de participantes não passa de duas ou três pessoas, que desgastadas pelo ritmo imposto ao próprio corpo trocam a alegria inicial por rostos cansados e cheios de desânimo. O ritmo da caminhada se perde em meio às provocações entre os “amigos” que encontram nas desavenças um bom pretexto para encerrar aquela atividade física de vez.
O verão segue. As caminhadas param. As amizades se abalam e o mundo gira. Tudo ao mesmo tempo, porém não necessariamente nesta ordem. Por fim um conselho aos iniciantes em caminhadas, para que seu grupo permaneça coeso nesta atividade, falem menos e soem mais. De preferência usem aqueles pequenos rádios com fones de ouvido, trazendo harmonia e canções alegres para acompanha-los em sua saudável jornada atlética.
(SITES: www.abrasc.pop.com.br e www.recantodasletras.com.br/autores/abrasc)
e-mail: abrasc@terra.com.br
NOTA DO AUTOR: Divulgue este texto para seus amigos. (Caso não tenha gostado do texto, divulgue-o então para seus inimigos).
NOVA NOTA DO AUTOR (agora com muito mais conteúdo na nota): Caso queira receber os textos do escritor Antonio Brás Constante via e-mail, basta enviar uma mensagem para: abrasc@terra.com.br pedindo para incluí-lo na lista do autor. Caso você já os receba e não queira mais recebe-los, basta enviar uma mensagem pedindo sua retirada da lista. E por último, caso você receba os textos e queira continuar recebendo, só posso lhe dizer: "Também amo você! Obrigado pela preferência".
ULTIMA NOVA NOTA DO AUTOR: Agora disponho também de ORKUT, basta procurar por "antonio Brás Constante" que vcs me encontram (caso haja uma forma mais fácil favor me informar).