RESUMO DA AULA: TUDO DEPENDE!

Nessa nova era globalizada em que o mundo descobriu que movimento é fundamental em todas as idades, nós estavámos lá, todos atentos, para aprendermos sobre as novas diretrizes de exercícios prescritos e proscritos para a terceira idade com as orientações daquele exímio professor que também pretende se exercitar por uma melhor qualidade de vida. Mas só bem depois da discussão é que soubemos das intenções de movimento do professor.

Não é novidade que o mundo todo estamos com uma expectativa média de vida bem maior, inclusive aqui no Brasil apesar de tudo, e óbviamente que tal se deve muito mais às recentes descobertas e aplicações da Ciência do que propriamente aos políticos do mundo, que fique bem claro o fato para que a justiça científica seja promulgada.

A ciência bem direcionada faz milagres, apesar das politicagens.

E à plateia as informações não nos chegavam através dessas aulas clássicas, ao contrário, se tratava duma mesa de discussões lúdicas, bem democráticas, em que o professor fazia perguntas para que outros mestres as respondessem com suas experiências baseadas nas evidências científicas, com ampla abertura para as perguntas da plateia que chegavam à mesa por escrito.

E aí nos chegou o humor do dia:

Todos preocupados com a carga de exercício indicados para a terceira idade, blá blá blá, até que alguém perguntou por escrito sobre a prescrição tão comum de hidroginástica para idosos, um exercício excelente também para a terceira idade porque condiciona o cardiovascular sem impactos maiores nas articulações, e sem grandes riscos cardiovasculares quando bem aplicados.

Então, ao apresentar a questão que ali chegou por escrito, em voz alta o professor assim a leu para que a mesa a respondesse à plateia:

-Muito bem, muito bem, aqui nos chegou dum colega uma questão sobre a avaliação para a atividade física de...para...HIDROMASSAGEM para a terceira idade.

Ops!

Claro que o professor logo se corrigiu, "ou melhor, desculpem, a pergunta é sobre prescrição de exercício de HIDROGINÁSTICA", já entre a uníssona gargalhada da plateia.

Senti que o pensamento dele (e da plateia!) estava voando mesmo...mas não era para as evidências científicas, aliás, voava para bem longe delas!

Mesmo com a correção já não havia mais jeito!

Todos conjecturavam...

Agora queríamos saber dos riscos e dos benefícios, não só da hidroginástica, mas também da HIDROMASSAGEM para idosos.

CURIOSO...

Resumo da aula: Entendi que tudo depende.

O risco dos exercícios que nunca é absoluto, agora então, será para sempre muito relativo.

Depende da hora, do lugar e da companhia. Até da música ambiente, da safra da uva e da qualidade dos seus antioxidantes.

Mas saibam: Com toda a relatividade do tal exercício quem assume o risco ABSOLUTO de tudo...é sempre o atestado do médico.

Ainda bem!