MACHISMO? ATÉ NO DICIONÁRIO!
Este mundo é mesmo paradoxal!
Embora eu não tenha mais dúvida de que as mulheres tomaram o comando do mundo, o machismo me parece ser algo tão culturalmente arraigado que chega a me irritar!
Nada contra os homens, em absoluto, pois até eles têm concordado que as mulheres de hoje montam o cenário, fazem a cena e são as contra-regras.E tudo num mesmo ato.
Esclareço que também não sou feminista!
Acho o contraste homem/mulher simplesmente perfeito! E luto para que ele sobreviva.
Mas, tive a intenção de escrever algo de humor, e cheguei à conclusão que o assunto seria cômico...se não fosse trágico!
Vou lhes contar alguns episódios que me inflamaram, historinhas que me estimularam a escrever sobre o tema.
Primeiramente gostaria de colocar que o Machismo (notem, eu o escrevo em maiúsculo) remonta das letras Bíblicas...e sempre me pergunto, e se o Homem tivesse sido gerado a partir da costela da mulher...como teria sido o desenrolar da História?
Mas vejam...o homem coitadinho, não podia estar só! Ele era a total prioridade...e continua sendo...
E o adultério Bíblico, então? Só por parte da mulher!E no mundo, parece que a coisa ainda funciona assim.
Bom, certa vez fomos padrinhos de casamento.E como rege a doutrina da Igreja Católica Apostólica Romana, os padrinhos são testemunhas do tal evento de enlace.
O padre, antes da cerimõnia, nos chamou à sacristia, e pediu para que o livro fosse assinado...prontamente empunhei a caneta...e qual não foi minha surpresa quando dele ouvi:
-Por favor, assina apenas o marido!
Mas eu não era a MADRINHA?-pensei.
Mas nem tudo está perdido neste machismo universal.
Aqui, pelas leis brasileiras, há bem pouco tempo, não sei se mudou, quando um casal se separa, caso o cartório tenha que ser escolhido, a separação ainda é feita no cartório da região mais próxima à residência da mulher, ou seja, a mulher tem a preferência, embora muitas prioridades eu as entenda como voto de desconfiança no próprio sexo feminino! Ou seja: puro preconceito!Ah, os filhos quase sempre ficam com a mulher...porque quase sempre são apenas da mulher, obviamente. Quando se trata de divisão de responsabilidades...o Machismo é feminista!...sempre dá uma atenuada, claro.Afinal a MATERNIDADE É ALGO PURAMENTE FEMININO...
Quando me formei, ainda muito jovem,(jovem, miúda e mulher!) trabalhava com muitos homens.
As pessoas do sexo masculino que eram assistidas por mim, franziam o nariz...e nos seus olhos, lia-se um ar de nervosismo, como se por eu ser mulher, fosse maior a chance de erro.
-Ma...mas...você é a profissional?
-Sou eu sim, algum problema?
Nunca vi esta atitude para com os homens.Bastava ser homem e o sucesso, mesmo que não ocorresse, estava implícito!
Portanto...o falo tem a força! É o que efetivamente funciona, mesmo que não funcione!E agora então, na era do tal VIAGRA! ”Remédio para o machismo”....é o que deveria constar em bula!
Mas vejam só o que descobri recentemente: agora que escrevo, freqüentemente consulto meu programa de dicionário virtual do “Aurélio”.
Várias foram as vezes em que procurando o exato significado de alguns adjetivos, eu não os encontrei nos programas: (“Vocábulo inexistente...verifique se não houve erro de ortografia”).E sabem por que? Porque os digito no feminino.
-Ah, mas isto já é demais!
Agora já sei, quando não os encontro no programa, troco o sexo das palavras e pronto!Lá estão elas com todos os significados exatos...e gabaritados...mas só no masculino! E quando tenho sorte... lá, bem no final, aparece a forma feminina do vocábulo.
Então só para não chorar, resolvi escrever este ensaio...Machismo?
Ora, meus amigos...até no dicionário!