UMA TRAGÉDIA NÃO É UMA GRANDE PERDA (Aleixenko Oitavo)

UMA TRAGÉDIA NÃO É UMA GRANDE PERDA

Os dirigentes políticos do Reino de Gorobixaba estavam fazendo uma visita a “ESSEGO” Escola Secundarista de Gorobixaba. A comitiva entra exatamente numa sala desta escola, onde está acontecendo uma discussão sobre significado das palavras. A professora PROCARIOTA pergunta ao Primeiro Ministro, ALEIXENKO OITAVO se ele gostaria de conduzir o tema na discussão da palavra "Tragédia". Ele aceita e pede à turma que lhe dê um exemplo de tragédia.

Um aluno se levanta e diz:

- Se meu melhor amigo está andando na rua e um carro atropela-o, isto seria uma tragédia.

O Primeiro Ministro discorda:

- Não, isto seria um acidente.

PERPÉSTUMA, uma aluna participativa levanta a mão, e pergunta:

- Se um ônibus escolar levando cinqüenta crianças caísse numa ribanceira, matando todo mundo, isto seria uma tragédia?

Sir ALEIXENKO discorda novamente:

- Não. Neste caso, seria uma grande perda.

A sala fica em silêncio. Nenhum voluntário. O Primeiro Ministro olha para a turma, e solicita:

- Não há ninguém aqui que pode me dar um exemplo de tragédia?

Finalmente, lá no fundo da sala, o garoto DOIDIVÂNIO levanta a mão. E com uma voz tranquila dá a sua definição de tragédia:

- Se o avião do Reino, levando o senhor e todo o séquito da rainha, fosse atingido por um míssil, matando todos os ocupantes, isto seria uma tragédia!

Todos aplaudiram o menino. E Sir ALEIXENKO exclamou:

- Fantástico! Correto! E você pode me dizer por que seria uma tragédia?

DOIDIVÂNIO não teve dúvidas:

- Bem... porque não seria um acidente e também não seria uma grande perda!