Confraternização de final de ano ( conclusão )

Benjamin designou Lourival(vendedor) e Everaldo (supervisor) para escolherem os times. Como era esperado, ambos escolheram seus semelhantes como companheiros.Seria então vendedores contra supervisores.

Fidipíades não se abalou,pois confiava em Benjamin para apitar a partida.

Segundos antes do apito inicial, o celular do conan negro de Nilopólis tocou;ele atendeu e,a medida que conversava no aparelho, via-se claramente o desespero em seu semblante:

___ O quê ?Como? Já estou indo.Desligou e foi correndo falar com Idalino:

___ Doutor!Minha mãe está passando mal,tenho que ir ajudar!Sou filho único!

O presidente era um homem razoável e,de pronto,liberou o segurança.Fidipíades pirou;em apenas um minuto, seu plano estava arruinado.

A retirada de Benjamin deixou uma pergunta:Quem seria o juiz?Idalino chamou Fidipíades "ao pé do ouvido" e sussurrou:

___ Vai lá você e apita.

___ Mas presidente,sou o supervisor chefe;Se errar muito posso ficar mal com todos.Isso não será bom para a firma.

___ Bobagem __ retrucou Idalino____ É apenas um jogo, o que acontece no campo fica no campo,vaticinou.

Sem saída,Fidipíades foi ao vestiário,colocou a roupa,se benzeu dez vezes e partiu para o campo.

Antes de começar o jogo teve uma idéia.Chamou os jogadores no centro do campo e disse:

___Pessoal,aqui todo o mundo é homem!O que acontece no campo fica no campo!

Aquelas palavras soaram como música para todos.Agora eles estavam à vontade para jogar "a vera",ainda mais sem a presença castradora de Benjamin.

O apito inicial foi dado e a guerra, digo, o jogo ,começou.A saída ficou com os vendedores.Lourival,homem de ataque,recebeu passe preciso de Paulão e arrancou em direção ao gol adversário mas,segundos antes de chutar,sentiu as travas da chuteira de Jarbas em seu tornozelo.Zagueiro violento,Jarbas considerava como canela tudo abaixo do pomo-de-adão.Lourival caiu resmungando mas logo se levantou. Fidipíades marcou a falta,até por que era impossível não marcar, dada a violência do lance.A barreira foi armada com cinco homens sob a orientação do goleiro César,que na juventude jogara no juvenil do Olaria.A cobrança coube à Lourival que,com categoria,colocou a bola "aonde a coruja dorme",sem chance para o arqueiro.Um a zero vendedores.

Dada a nova saída,os supervisores atacaram pelos flancos.O ponta Everaldo cruzou a bola na altura do segundo pau e kaká,conhecido como o "dadá maravilha de madureira",cabeceou para baixo,enganando o goleiro Rubens que nem esboçou defesa.Um a um.

Na comemoração, Kaká se jogou contra as redes do gol com violência e,ninguém sabe como,enganchou seu roach entre as malhas da rede.Os colegas de time o ajudaram a tirar a boca da rede,mas seu roach ficou preso.Desesperado,o jogador falava:

___ Esse roach é novinho,nem acabei de pagar!

___ Deixa lá___disse Everaldo___no intervalo você pega,quem é que vai roubar aquela porcaria?

Muito a contra gosto,kaká concordou ,até por que sua gengiva estava doendo pelo esforço feito para se livrar da rede.

A saída foi dada novamente e até o final do primeiro tempo os dois times ficaram na retranca,temerosos de sofrerem outros gols relâmpagos.

Tão logo o relógio marcou quarenta e cinco minutos Fidipíades apitou.Um suor gelado escorria em sua testa.Quando ia saindo do campo,Idalino o chamou e disse:

____ Bom trabalho filho,seria bom se esta bosta terminasse empatada!

Em resposta ,Fidipíades sorriu amarelo e foi para o vestiário descansar,pois o calor estava terrível.

Os dois times voltaram para o segundo tempo com apenas uma modificação:No time dos vendedores entrou Tião "adiposo" no lugar de Juvenal, que sentiu a coxa.Tião ganhou a alcunha de "adiposo" devido ao seu proeminente depósito de gordura abdominal.Seus colegas maldosamente diziam que para colocar o cinto, Tião precisava usar um bomerangue.

Fidipíades,mais descançado agora,assoprou o apito e deu início ao segundo tempo,rezando para dar empate.O destino porém,tinha outros planos.Logo aos dez minutos,Paulão pegou "na veia" uma bola cruzada da esquerda e surpreendeu o goleiro adversário com uma bomba fatal.Vendedores dois a um.

Aquele gol incendiou o jogo.Agora, o juiz sentia o suor empapar sua camisa e escorrer pelo seu short,numa tortura chinesa.

Nervosos com a desvantagem no placar,os supervisores "abriram a caixa de ferramentas" e, por várias vezes, o caldo quase entornou e houve briga. Fidipíades,à custa de muito papo e vaselina contornou tudo.

A porrada comia solta quando,aos quarenta e três minutos,Romário

(sim; havia um homônimo do "peixe" no time dos supervisores, embora o seu futebol estivesse mais para Júnior baiano)ganhou uma dividida pela ponta direita e cruzou à meia altura,no primeiro pau.Kaká,sempre ele,se atirou de peixinho,antecipando-se ao goleiro e mandando a redonda para o fundo das redes.Dois a dois.

Devido a rapidez e violência do lance , kaká foi de boca aberta na trave,cravando seus incisivos na madeira juntamente com o roach, que ele havia tirado da rede no intervalo.O coitado ficou desacordado.

Devido ao acidente,seu time não põde comemorar como devia o gol,feito no apagar das luzes,e que evitaria um ano de humilhações.

Kaká foi levado para um pronto-socorro da cidade .Estava com a boca sangrando,sem os dentes e sem o roach,que nem pago estava totalmente,mas orgulhoso de si mesmo.

Dada a nova saída,Fidipíades encerrou logo o jogo.O empate iria garantir a tranquilidade por um ano,pois ninguém poderia sacanear ninguém. Só restava torcer para não sair briga no final do dia.

Ao contrário dos outros anos ,o fim de festa foi pacífico,com os dois grupos bebendo,comendo e cantando juntos.O que acontece em campo,fica no campo.Todos haviam descarregado suas raivas e frustações no jogo.

Aliviado;agora era Fidipíades quem chamava o presidente num canto e dizia:

____Presidente, o final foi feliz,mas, ano que vem, vamos fazer a festa noutro lugar ,tá?

____Aonde?____Perguntou Idalino

_____Num convento! Sem futebol!!!!

arqueiro
Enviado por arqueiro em 14/01/2007
Reeditado em 10/09/2012
Código do texto: T346345
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.