O ENGANO

- Bom dia, Ana Luísa!

- Bom dia, Lourenço!

- Então, dormiste bem? - E fez um trejeito intencional. - Imagino que tenhas dormido mesmo bem?

- Claro que dormi bem. Porque estás a insistir tanto nisso?

- Está bem.

Dirigiram-se os dois para a sala, onde a tia Carmo e a prima Gilberta já estavam sentadas, preparando-se para iniciar o pequeno almoço.

- Bom dia, meus amores! - disse a tia, enquanto tirava um pequeno pão do cesto.

- Bom dia, tia, bom dia, prima! - respondeu Ana Luísa.

Quando Lourenço entrou na sala, foi cumprimentado pelas presentes. Gilberta olhou-o de forma mais intensa e espelhou um largo sorriso. Ao longo do repasto, a prima Gilberta não despegou os olhos de Lourenço. Às tantas, Lourenço sentiu-se incomodado e inclinando-se para Ana Luísa comentou isso mesmo.

- Não sei o que deu à tua prima, não despega os olhos de mim. Ontem estava muito diferente. - Quase nem lhe respondeu, enquanto jogavam gamão nessa mesma sala, durante o jantar e em todas as circunstâncias em que estiveram juntos…

Ana Luísa olhou melhor para a prima. Eram muito parecidas, morenas, da mesma estatura.

De repente, sentiu um arrepio, uma ideia doida passou-lhe pela mente… E se… Não, não era possível… Mas…

Inclinou-se para Lourenço e perguntou-lhe: - Olha lá, há pouco, porque é que me perguntaste tão insistentemente se tinha dormido bem?

- Então tens a memória curta? Esta noite foi nossa, nos meus braços decerto que subiste ao sétimo céu!

Ela olhou para ele aterrada. - Mas eu dormi sozinha!

Ele baixou a voz e respondeu: - Dormiste sozinha? É boa, senti-te tão arrebatada, agora já esqueceste?

- Juro-te, Lourenço, ninguém entrou na minha cama!

- Então… Mas o teu quarto não é o segundo do lado direito do corredor?

- Não, imbecil, o meu quarto é o segundo do lado esquerdo do corredor!

E olharam os dois em simultâneo para a prima Gilberta, que comia tranquilamente a sua torrada e os olhava divertida…

Ferreira Estêvão
Enviado por Ferreira Estêvão em 22/01/2012
Reeditado em 23/07/2012
Código do texto: T3454613
Classificação de conteúdo: seguro