ENTRANDO E SAINDO DE UMA FRIA

(MAIS UM MASHUP DE TEXTO DE TERCEIROS)

Primeiro dia

Estou agora nos Estados Unidos escalando em rocha em alguns lugares fantásticos como Salt Lake City, Smith Rock (Oregon) e Red Rock ao lado de Las Vegas e se der um jeito vou até os cassinos. E aproveitando também para visitar os parques nacionais. Já vimos o Sequoia, o Kings Canyon, o Death Valley e o Yosemite, todos maravilhosos e os cassinos da MGM, Mirrage e Bellagio.

Terceiro dia

Cheguei hoje a Punta Arenas e amanhã encontro meus outros companheiros de expedição. A idéia é nos encontrarmos de manhã e, se possível, irmos no mesmo dia para o campo base do Vinson. Mas, tudo depende do clima e da polícia e da nossa piração. Não é incomum ficar preso por aqui por dias e dias, seja devido ao tempo, seja devido à polícia. Até agora me pergunto: o que é que vim fazer aqui?

Quarto dia

Hoje encontrei o grupo que irá para o Vinson comigo, um norueguês de 58 anos, um meio canadense de 53 anos, uma sueca de 40 anos (ainda gostozinha) que tem um extenso currículo de montanhas difíceis e pernas também extensas e bem torneadas, um neo zelandês de 45 anos e um neto irlandês e um e outro australiano. Não encontrei um terceiro australiano porque este devia estar correndo uma ultra maratona na Antártica...100 km no gelo... coisa assim de ultra amalucado. Pelo jeito é um grupo forte, bem treinado e experiente e, obviamente, não muito certo das idéias e eu ali feito pateta me perguntando por que entro numa fria dessas?

Teoricamente faltam 36 horas para voarmos para a Antártica, mas na prática deve faltar muito mais. Puta merda, onde fui me meter.

Sexto dia

Acabo de receber a chamada da empresa aérea me dizendo que o vôo foi confirmado (por que não fiquei em casa....) e que dentro de uma hora estaremos embarcando. O vôo até Glacier Union é de 4 horas em um avião de carga russo, com tripulação russa., vê se pode... Ainda por cima pousaremos em uma pista de gelo e, se o tempo permitir, seguiremos direto para o campo base do Vinson, onde deveremos ficar por duas noites tiritando de frio.

Amanhã o pessoal se dedicará a organizar todo o equipamento, e vou aproveitar para alegar que vou fazer uma caminhada de reconhecimento montanha acima e vou me mandar, vou mesmo .... 50 kg para cada um de nós.... é coisa de quem não tem noção....

Se eu não conseguir me safar depois de amanhã devemos ir para o campo 1. A idéia, se o tempo ajudar, é fazer o cume e voltarmos em seguida - e eu jurando nunca mais entrar numa dessas. Mas nesta montanha os planos quase nunca vão conforme o previsto. Baixa visibilidade e ventos fortíssimos fazem com que cancelar vôos seja mais a regra do que a exceção. Hoje tivemos sorte... ainda estamos vivos!

Estou assustadíssimo.Há muitos anos sonho com este momento (tipo pesadelo, agora estou sacando), o de por os pés no lugar mais isolado do planeta, no mais frio, no mais desértico. Acho que estou delirando. Estou bem treinado, estou com uma equipe forte e experiente e, por incrível que pareça, às vezes caio na gargalhada, rio de tudo... deve ser fruto de delíros....

Oitavo dia

A expedição, carregando pesadas mochilas e puxando trenós, coisa assim de louco mesmo, começou a caminhada. O tempo está ajudando bastante. Torço para a chuva me salvar.... impedindo que façamos loucuras e não façamos nada perigoso. Um baralhinho é uma grande pedida, tomando cerveja geladinha da Antártica, ou de qualquer marca, na Antártica, à temperatura ambiente. Mas parece que amanhã, mesmo de baixo de um temporal, eles vão seguir caminhada, devem estar bem doidões, eu “to fora”.

Karpot
Enviado por Karpot em 11/01/2012
Reeditado em 11/01/2012
Código do texto: T3434989
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.