'' HÉLAMPHARINA ''

Tem pais que colocam nomes em suas filhas de Aparecida que depois de crescidas são chamadas de Cidas, outras de Benedita que serão as futuras Ditas, Benes ...Josefas viram Zéfa..., e algumas recebem nomes lindos e são chamadas de Nêga,Lulú, Mina, Biga, Dida, Dedé,Zabé,eu conheci uma Maria Antonieta, linda mesmo de dar gosto de se olhar e o apelido dela era '' Totó " ,eu conheço uma Ercilia que virou Cília que os marvados moleques da escola ''buliam'' com ela dizendo que ela era o mulher do Cílio, ou dos ''cílios'', e ela, coitada, chorava que só vendo, como eu escutava e via, sabia como ela chorava...pobre!! e o mesmo acontece com os filhos, mas isto é um capitulo 'a parte e conto outra vez, e tem ainda as Amélias como eu que viram Mélias...engolem o A os marvados preguiçosos bichos falantes...que reiva!!! e para não ser muito longa nesta minha lista eu cito mais uma só...Durvalina, a Durva...mora aqui pertinho e se voce perguntar na cidade toda ninguem conhece a Durvalina, agora a Durva,

mamma mia!!! conhecidissima!!!....acho uma graça tudo isto, o esfôrço dos pais para nomes lindos colocarem e eles mesmo apelidos colocando...

E houve um casal aqui na cidade que colocou na sua filha o nome de Hélampharina ( com acento ´ no é que era para dar maior ênfase ) e assim a chamaram a vida toda e nunca permitiram que ninguem, mas ninguem mesmo, nela colocassem apelidos ou a chamassem por outro nome, lutavam, brigavam por isto com unhas, garras e dentes, e já começou a guerra, a luta deste casal ,no dia que o pai foi registrar a coitada no cartório e o escrivão não queria de jeito nenhum registrar e depois de muitas e muitas consultas, até o juiz de paz foi chamado, que a coisa estava ficando feia, virando guerra mesmo, e ninguem achando nada de mais no nome, não era nome feito e muito menos palavrão, o nome na pobre coitada e linda nenem foi colocado...Hélampharina, e Hélampharina ficou e ela assim viveu a vida toda e com este nome foi enterrada quando já bem velha e encarquilhada morreu...

E dizem, sempre dizem, as fofoqueiras e fofoqueiros de plantão sempre dizem, inventam, fofocam mesmo, que ela, coitada, desde que se entendeu por gente chorava, balbuciava, gritava alto e em bom som que queria por que queria seu nome no cartório trocar, mudar, ficar sendo uma pessoa diferente , mas nunca conseguiu, naqueles tempos não havia lei nenhuma que isto permitisse e ela própria se dava apelido quando se apresentava para alguem, ela inventava nomes cada dia diferente para si própria para ver se assim a coisa andava...que nada!!! continuava sendo a boa e velha Hélampharina de sempre...e dizem que uma vez um juiz bondoso, velhinho e jeitoso, com muita sabedoria e se condoendo da situação da pobre coitada, quase quase que lhe dá autorização para o nome dela mudar...se não fosse o quase teria conseguido, e o quase foi que quando ele lhe perguntou...'' ..então minha filha para que nome voce gostaria de mudar? Elizabeth? Eva? Virgínia ou Vitória, diga, ou o que?

E ela, bobinha e ingênua na frente do juiz, dizia...

Para Élamparina seo juiz....eu odeio a letra H...odeio!!!

Morreu mesmo Hélampharina, como eu já escrevi ali acima.

==========================

AMELIA BELLA
Enviado por AMELIA BELLA em 05/01/2012
Código do texto: T3422984
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.