"Paz Mundial"

“PAZ MUNDIAL”

Numa reunião, com pessoas muito estranhas, começa a discussão:

- Tem que começar pelos políticos, diz o estudioso.

- Tem que começar pelas empresas que destroem a natureza, diz o ecologista.

-Concordo, eles só pensam no dinheiro, dinheiro, dinheiro, diz o socialista.

- Vocês esquecem os padres pedófilos? Diz o ateu.

- E dos Estados Unidos? Diz o judeu.

- Não há solução, diz o cético.

- O problema é da poluição, volta a indagar o ecologista.

- Os policiais é que começam a guerra, diz o traficante.

- Os traficantes é que destroem as cabeças, diz o policial.

E se instaurou o problema. Uma confusão, uma gritaria, pior do que a que acontece na bolsa de valores. Uns e outros começaram a perder o controle sobre si mesmos, uma briga, um tapa, um soco, um ponta pé, uma pedra que apareceu não sei de onde e acertou não sei quem. E não sei por que, de repente todo mundo parou. Era o politico que enfim se pronunciava, num discurso digno de respeito:

- Temos que acabar com a pobreza, aumentar o salário dos professores, melhorar a educação, acabar de vez com todas as favelas, dar condição à população, emprego, melhor condução. Temos que melhorar a saúde, rede de esgotos, água encanada e tratada, asfalto, energia, acabar sim com a poluição...

E assim, o político falou por alguns minutos (e minutos e minutos e minutos...).

Mas aí um outro do outro partido, oposto ao outro do outro, do novo partido começou a falar, mais alto, e com mais vigor. E aquele outro que era até então oposto ao outro, se aliou ao outro do outro e se instalou novamente a confusão.

E assim foi o dia todo...

E tudo acabou em pizza. De calabresa, mussarela, aliche, paulista, portuguesa, italiana, camarão.

Acabou assim porque tudo sempre acaba assim. Depois das sessões da câmara em sua cidade, fique sabendo, é verdade, os vereadores vão sempre para a pizzaria (só não sei quem é que paga a conta). E se é assim sempre, por que deveria ser diferente nessa reunião?

Esses seres de autoridade que estavam presentes, no momento da discussão, só não perceberam o mais simples do problema, a solução...

A Paz mundial nunca acontecerá afinal, é verdade, não me leve a mal.

Porque ela começa do começo, dentro de cada ser, dentro de casa, na sua rua, no seu trabalho, na sua escola, no seu time de futebol. Quando no momento da raiva, a gente acalma, espera, abaixa, estamos contribuindo para a paz mundial.

Pense comigo, não somos responsáveis por muitos dos sentimentos que sentimos, mas somos sim donos de todas nossas atitudes. Pena que na discussão para a resolução dos problemas do mundo, os presentes, só não perceberam essa simples questão.

Um deles ao chegar em casa, recebeu sua esposa com um supetão. Só porque lá na reunião ele tinha tomado não sei o que, e chegando em casa, ao ouvir sua esposa no telefone falando para sua mãe que a amava, teve a ilusão de ouvi-la falando isso para o Ricardão.

Thaís Falleiros
Enviado por Thaís Falleiros em 30/12/2011
Reeditado em 30/12/2011
Código do texto: T3414020
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.