PAPAIS NOÉIS EM FÉRIAS DE VERÃO
PAPAIS NOÉIS EM FÉRIAS DE VERÃO
(Autor: Antonio Brás Constante)
Terminado o Natal começam as férias, praias e o forte do verão. É nesta época do ano que encontramos os chamados “Papais Noéis de verão”, também conhecidos em muitos casos como veranistas ou turistas. São classificados nesta categoria de “Papais Noéis”, os indivíduos de férias, geralmente gordinhos (devido à barriga de cerveja adquirida em seus dias de descanso), com barba por fazer e que quando expostos a alguns dias de sol litorâneo, ficam totalmente “avermelhados”.
Esse tipo de Papai Noel não anda com renas voando ao luar, mas não deixa por menos, pois vai para praia jogar “frescobol”, vestido apenas com sunguinhas incompatíveis com sua anatomia sedentária, ou calções de banho que teimam em descer abaixo da linha de sua saliente cintura, expondo muitas vezes à parte de trás de sua fisiologia que ninguém está muito disposto a ver. Troca o trenó por pranchas de “body board” ou qualquer outro pedaço de material que seja similar ao isopor e que pelo menos flutue, conseguindo (mesmo que parcialmente) manter o seu corpo deslizando sobre as ondas do mar.
Em outros casos vai fantasiado mesmo, não com a indumentária do “outro” bom velhinho, mas com camisas estampadas (que mais parecem toalhas de mesa), chapéus exóticos e cremes que deixam seu rosto tão branco que parece quase a face de um homem vinda da terra das neves.
Estes personagens também estão sempre rindo a toa (provavelmente em decorrência da quantidade de bebidas alcoólicas que ficam tomando durante o tempo em que ficam nesta folga). São homens que entram em férias por já estarem com o saco cheio de tanto trabalhar, então resolvem sair de férias e encher o saco de seus conhecidos e familiares (algo que ninguém merece), presenteando a todos com a sua presença. Iniciam a temporada prometendo que aquelas serão férias maravilhosas e que farão milhares de coisas incríveis, mas assim como as pessoas não acreditam em um Papai Noel milagroso de Natal, não têm muitos motivos para acreditar nesses outros Papais Noéis de verão, principalmente conhecendo o “poder” salarial dos mesmos.
Do mesmo modo que o Papai Noel clássico, esses indivíduos também se metem na chaminé, se metem a cortar grama, se metem nas tarefas da esposa, se metem nas atividades dos filhos, se metem a dar palpites aos seus vizinhos, ou seja, se metem em tudo.
Os ditos Papais Noéis em férias de verão também adoram festas, beber, comer e se esbaldar, mas não gostam de fazer isto em suas casas. Preferem fazer isso chegando de surpresa na casa de seus conhecidos, porém ao invés de levarem presentes, eles se fazem presentes, coincidentemente nos horários de almoço, café e no jantar.
Seus maiores fãs não são as crianças, mas sim os restaurantes, hotéis, pousadas entre tantos outros estabelecimentos comerciais, que esperam ansiosos por sua vinda, recebendo-os cheios de alegria, sem esperar que os mesmos lhes tragam presentes, mas que tenham um bom limite no cartão de crédito.
Enfim, os Papais Noéis de Verão, estes seres que fazem parte da lenda urbana de forma corriqueira, rotineira e previsível, seguem ano após ano repetindo este mesmo ciclo de eventos, para tristeza de alguns e felicidade geral dos comerciantes, que são agraciados pela sua existência.
(SITES: www.abrasc.pop.com.br e www.recantodasletras.com.br/autores/abrasc)
e-mail: abrasc@terra.com.br
NOTA DO AUTOR: Divulgue este texto para seus amigos. (Caso não tenha gostado do texto, divulgue-o então para seus inimigos).
LEIA TAMBÉM: FIM DE SEMANA NA PRAIA - Texto de humor para QUASE morrer de rir (prefiro você vivo e voltando sempre como um bom leitor e não como uma alma penada qualquer).