PELAS BARBAS DO PAPAI -NOEL!

AOS PAPAIS- NOÉIS "SEM NOÇÃO"...

Ninguém poderá negar, se bem o observar, o quanto de fato é difícil presentear nesta época de Natal, época aonde as opções são várias, as pessoas são distintas e os bolsos mais distintos ainda...

"Distinto" no sentido de "diferentes", de gostos não iguais, inclusive...

Difícil não cair no lugar comum...

Confesso que , embora não tenha barbas, ando figurativamente colocando minhas "barbas de molho" nesta "muvuca natalina".

Às vezes penso "seriam os sinais do tempo?!", porque percebo que nossa paciência mingua um pouquinho com o passar dele.

Aliás, para ser bem sincera, percebo mesmo que "tudo...e de todos!" mingua com o tempo e acho prudente não falar disso...

E é justamente para não falar disso, no tempo da gente, que alguns papais- noéis espalhados desde a Lapônia fria até os climas mais tropicais precisariam se ligar mais em algumas noções básicas...da arte de se presentar... ô que coisa mais difícil essa...sair do comum sem perder a elegância, o tempo...e nem o bolso.

Eu já contei por aqui sobre a "figuração subliminar" embutida em alguns presentes.

Por exemplo, certa vez uma amiga foi às raias da depressão porque ganhou de presente do papai Noel... uma semana num SPA.

Qual o problema? Nenhum, aliás seria ótimo, saudável até, se o papai Noel não fosse o marido dela.

Pelas barbas do Papai Noel!

Como estava acima do peso, deprimiu e engordou mais por ansiedade.

Eu, sinceramente, nunca havia visto um efeito colateral tão grave dum presente...

Passamos um tempão a convencendo terapeuticamente de que o pobre do seu Papai Noel era novato no ofício, queria o seu bem, todavia um ser natalino ainda " sem noção" na tal arte de presentear.

E assim vai para outros presentes, digamos perigosíssimos: chocolate DIET/LIGTH, cremes importados caríssimos para celulite, para flacidez, para estrias, cremes anti rugas, roupas largas que não marcam o corpo naqueles locais denominados barriga e culotes, kit academia de ginástica, utensílios de fogão, enfim... assim por adiante.

Porém aconteceu comigo algo desesperador, então, sinto que tenho que compartilhar e desabafar aqui neste recanto literário.

Então me ouçam:

Eu vivo por aí a orientar as pessoas da terceira idade quanto aos riscos de quedas. "Não que os jovens não caiam!" é o que digo para me defender quando alguém logo torce o nariz para mim, mas os idosos são bem mais suscetíveis às quedas.

Exemplo dum momento perigoso: o banho.

Não sou eu que digo, é o tempo...

Então oriento: façam isso, façam aquilo, evitem isso, evitem aquilo, se amparem, prestem toda atenção, tirem os tapetes, usem pisos antiderrapantes, e eu tenho a plena certeza, pleonasticamente convicta, de que eu prezo pelas pessoas que oriento, então, procuro tirá-las do risco de acidentes.

Qual não foi o meu susto quando hoje fui "agraciada " com uma barra de alumínio , daquelas que vivo a pedir para colocá-las nas paredes dos boxes para apoio durante o banho.

"Acho melhor você se proteger também", foi o argumento que ouvi, e que, convenhamos, eu nem de longe poderia refutá-lo!

Eu estava refém daquele "ser natalino" possuidor de toda a noção deste mundo...

Suspirei fundo, logo racionalizei "não que os jovens não caiam..." e então resolvi escrever. É certo que colhemos o que plantamos, deduzo.

Pelas barbas do Papai Noel!

De fato, até para a tão fria Lapônia é noção calorosa demais "de TEMPO".

Quem era o Pai Noel tão preocupado? Não conto! Nem morta!

Conto do presente mas não conto que foi o "sem noção", ops, ou talvez alguém com noção demais para dar e presentear...no Natal de qualquer tempo.

Então, por comparação, penso que há Papais- Noéis sempre bem intencionados, temos é que desfocar o vaidoso egocentrismo .

Se alguém de vocês, amigos leitores, ganhar um Kit cirugia plástica, não se desespere. Relaxe!

Se eu tinha alguma dúvida sobre os sinais do tempo...acho que hoje ouvi um sininho do Papai Noel me situando nele, jingle bells!

Coloquem as barbas de molho e curtam o tempo que chegou e que, zum!, de repente, já passou...

E Feliz Natal para sempre...com toda segurança e qual a feliz longevidade dum eterno Espírito de Papai- Noel.