SEM A CARA DA ETERNA JUVENTUDE

Bem, penso que não acontece apenas com as mulheres maduras, essa mania que pegou no mundo todo, a da eterna juventude.

Todavia, aqui não pretendo desanimar ninguém jovem, longe disso, aliás, minha função é sempre animar da melhor forma possível, em qualquer circunstância mais antiga, inclusive, porém é mister que sempre se diga a verdade.

Então, atenção, vou dizê-la: Envelhecimento é um movimento silencioso de perda progressiva das funções orgânicas, NATURAL, UNIVERSAL, HETEROGÊNEO, PROGRESSIVO E IRREVERSÍVEL.

Em todas as classes sociais, inclusive.

Ah sim, e é algo que acontece por fora e por dentro e não existe mágica que impeça sua progressão.

Tudo, por enquanto, ainda é só disfarce e firula.

Ok?, então agora sim, partamos para a narração do humor de hoje, fato que não aconteceu comigo, ainda bem, porém. é mais que claro que vai acontecer, e já não é questão de tempo, é só de oportunidade. Como a que minha amiga teve.

Ela, uma jovem senhora da faixa dos quarenta e tantos, só portadora de velha enxaqueca, adentrou a farmácia para comprar um remedinho receitado pelo seu médico.

Apesar de nada grave, naquele dia se sentia a pior das criaturas, afinal, dor, seja ela qual e aonde for, é algo que sempre traz sofrimento. Entrou na farmácia certa de que iria sair dali feliz da vida: sem enxaqueca. Mas o mundo, eu sempre digo, não quer que sejamos felizes...

Assim, logo apareceu alguém para... melhorá-la? Claro que não! Alguém só para piorar a sua dor!

Então me contou, bem chorosa, como foi que aconteceu com ela lá na porta da farmácia:

-Senhora, boa tarde, interessa um creme para a juventude?

-Ah... para a juventude? Não, hoje só quero me ver livre da velha enxaqueca.

- Sim, mas esse é um diferente, e amanhã será para a eterna juventude, mesmo!

-É? E o que ele faz?

-Olha, ele faz de tudo, recupera tudo, pode confiar! Assim que a senhora usá-lo imediatamente desaparecerá tudo!

-Como assim, tudo?

-Tudo isso que a senhora tem, não viu ainda?!

-Eu? Nossa, mas e o quê é que eu tenho, Deus do céu?

-Depois dele a senhora dirá, "o que eu tinha!"

-O quê, moça?

-Ara, "todas" essas rugas daqui dos seus olhos e essas ruguinhas da boca, essas manchas escuras de sol, essas outras do tempo, também essas linhas mais suaves daqui ó, essas suas "bolsas" e suas olheiras, ele vai melhorar todinho o seu tonus tão perdido!

A senhora vai ficar com a pele bem durinha...para sempre!

Bem, só para não me prolongar muito na minha futura decepção de eterna juventude: Depois de certos cremes, quem sempre fica duro no tonus é o nosso bolso...porque quem só desaparece mesmo é o nosso suado dinheirinho. Que não volta nunca mais!Nem com milagre econômico.

Ah sim, mas a velha enxaqueca sempre volta com todo o vigor de antes, depois que inutilmente buscamos pela eterna, e sempre bem velha juventude...

A de outrora.