As condições de pagamento
Eu procurava um presente para minha esposa. Andei pelo shopping todo. Nada me animava, até que vi uma pulseira linda, de prata. Na etiqueta, um preço super animador, para a aparência e estilo fino da jóia.
"Caramba! Essa pulseira linda custa só isso? É aqui mesmo".
Fiquei tão empolgado que nem vi o nome da loja e fui entrando. Uma moça sorridente foi me atender.
- Quero ver uma pulseira, etc, etc.
- Posso mostrar outras para o senhor?
- Sim.
Então a moça desfiou uma enxurrada de jóias na minha frente, mas resolvi ficar com a que eu tinha visto primeiro.
- Realmente ela é linda, sua esposa vai gostar muito.
- É, vai sim. Vou levar essa.
- Está certo. Vamos ver as condições de pagamento.
???
"Ué, essa pulseira dá pra eu pagar à vista" - pensei.
- Como assim, condições de pagamento?
- O senhor pode pagar parcelado em até cinco vezes no cartão de crédito.
Fiquei igual ao Jô Soares, "rindo por dentro", imaginando: essa moça só pode estar brincando, pagar parcelado este preço? Não era tão barato, mas dava para eu pagar tudo no ato.
Ainda bem que não me atrevi a dizer que eu iria pagar à vista, esperei ela explicar tudo.
- Bom, o senhor pode pagar em três vezes de dois mil e quinhentos.
Glup! Aí eu já comecei a olhar para a porta...
- Ou se preferir, quatro de 1.875,00
Eu já estava pra sair correndo...
- Ou cinco de mil e quinhentos...
Aí fiquei igual à Bruxa Má do Oeste: Estou derretendo! Que mundo! Que mundo!
Enquanto a moça sorridente falava, eu não ouvia mais nada, só procurava palavras para perguntar o que eram aqueles algarismos que saltaram para 7.500 reais num espaço de fora pra dentro da loja, mas as palavras não vieram. Que absurdo!
A mente começou a ter um piripaque pra ver como eu sairia daquele embrulho, mas não perdi a pose e tive uma idéia: comecei a olhar interessado para as outras jóias, com a maior cara de ricaço.
- Bom, o preço está ótimo e as condições de pagamento também, mas não tenho certeza se minha esposa vai gostar exatamente desta pulseira, há muitas opções de jóias aqui. Eu vou voltar com ela e decidimos.
- Tudo bem, senhor, eu espero vocês (tudo sempre entre sorrisos).
Saí o mais rapidamente, disfarçando o melhor possível, e então vi o nome da loja: H. Stern, a mais cara da cidade. Depois fui olhar direito o que eram aqueles números na etiqueta da jóia. Eram o código da pulseira.
Até hoje a moça deve estar sorrindo, me esperando.
Que mundo! Que mundo!