SERIA SÓ PARA O GENRO DA SOGRA?

Direito: mas que lei é essa?

Esse assunto vez ou outra me atormenta.

Eu sempre brinco por aqui através dos meus textos sobre casamento porque, convenhamos, há umas leis no "Direito Civil/ Família" que são, digamos, inintelígíveis! Ou me engano?

E ultimamente, dadas às condições um tanto precárias da qualidade dos nossos legisladores, com todo o respeito, é óbvio que nossas dúvidas jurídicas de leigos nunca pararão só nos textos humorísticos.

Há uma uma lei que me intriga, que ganha disparada no meu inconformismo: aquela de que a sogra, civilmente falando, é para sempre. Tanto para o homem quanto para a mulher.

Para quem desconhece a tal lei, é verdade mesmo, sogra é para sempre! Podem pesquisar.

Não estou brincando não e os advogados juram de pés juntos, e também inconformados, que a lei é decididamente... lei.

UMA VEZ SOGRA... SERÁ SEMPRE PARA SEMPRE! E ponto.

É da vida... e é da lei!

Nada contra as sogras, mas tudo contra a lei.

Por quê?

Porque se você for um herói daqueles que se casa muitas vezes na vida , correrá o risco de ficar sózinho e vejam, sózinho (a) mas com um montão de sogras...porque é da lei!

A lei garante que sua solidão seja um tanto INFERNAL!

Não sou eu que aqui brinco não, é a lei que não brinca com ninguém!

Bem, diz a tal da lei, que a sogra é PARENTE AFIM, ( que afinidade seria essa?) portanto algo a fim de ficar para sempre na sua vida. Eu entendo assim.

Claro que como leigos a gente sempre se pergunta: por que a lei faz isso conosco?

Eu tenho a MINHA DEDUÇÃO pessoal do objetivo da lei, vejam:

A princípio eu entendia que a tal lei protegeria apenas aos incautos homens. Uma lei que, a princípio poderia ser MACHISTA, ou preconceituosa!

Se considerarmos que toda sogra ( Que eu também já sou!) é um vício oculto do casamento (pensando bem nem sempre tão oculto, geralmente é mais explícito do que nunca!) e que portanto será muito difícil ser genro, mais muito pior ser nora da sogra, será que a lei protegeria a ambos ou apenas aos genros?

Será que a lei acredita que ser nora dos sogros é um processo mais tranquilo, mais paternal, coisa que eu acredito ser?

Como a lei é justa, diz apenas que é PROIBIDO SE CASAR COM A SOGRA, extensivo ao sogro, que raramente é problema nas relações familiares. Sogro não é risco de agravo maior. A lei prevê isso, eu acho.

SOGRA para mim, me parece algo assexuado, mas não é o que parece para a lei!

Sinceramente, eu não acredito que algum genro se casaria, tão incautamente com a sogra, mas como existe de tudo nessa vida, a lei tratou de prever que seria sofrimento demais ser o MARIDO DA SOGRA.

Concordam?

Concluindo: para um pobre homem ter sido genro e depois ainda correr o risco de ser o marido da ex-sogra seria algo de enlouquecer. Não seria?

É por isso que a lei protege...não existe ex- sogra!

Eu acredito que as mulheres também estão amparadas pela lei.

Porque, eis que me surgiu uma dúvida: na modernidade de hoje, em que todos os conceitos mudaram tanto, eu pergunto:

Seria proibido a "ex-nora" se casar com a sogra?

Taí algo que a lei não previu...Ou previu?

Bem, qualquer nova causa de tantos "nuances afetivos da modernidade" que fique por conta do talento dos advogados.

Afinal, é para isso que eles existem! Para interpretar a lei pelos novos tempos...esses, tão alegremente modernos.

No que diz respeito a mim, ah, concluo que a tal lei é mesmo perfeita...

Sogra é sogra e que seja para sempre!