A DEFUNTA AZARÃO
A sabedoria popular nos ensina que "viúvo é quem morre!" e mais modernamente, nesta nossa sociedade tão "fast", o mundo dos vivos sequer espera esfriar os defuntos para tocar a vida.
Percebo que todos têm muita pressa do devido despacho do defunto para o outro mundo.
E foi assim que certa vez aprendi a tal lição popular ao vivo e em cores, quando num momento de tristeza acompanhava um amigo numa funerária para ajudá-lo a resolver a burocracia dum velório.
Ele havia perdido a sogra, algo meio inesperado, então como percebi que ele era uma raridade de genro abalado com a perda, me compadeci e o acompanhei para lhe amparar na escolha dos apetrechos da defunta, já que sua esposa estava em estado de choque.
Estávamos lá, e sabem , nessa hora é tudo muito estranho.
A gente não sabe o que fala.
Então montei as frases, aliás lá se podia criar um verso, então criei um, escolhi as coroas de flores, porém na derradeira hora de escolher o melhor "paletó de madeira" fiquei em dúvida, assim achei de bom tom lhe perguntar:" O que acha , você gosta deste?"
Claro, ele me respondeu, confesso que até bem educadamente: "Eu , sinceramente, não gosto de nenhum!".
Bem, não que eu gostasse, mas mesmo assim escolhi a urna, percebi que fiquei muito em dúvida de qual seria a mais confortável para a cremação, e na hora de fechar a burocracia, enfim, alguém furou a fila do atendimento com um problemão maior que o nosso, aonde pude escutar de qual assunto se tratava:
-Sim, era minha ex- mulher, sim, "ex" só de fato, preciso da certidão do óbito, ela já faleceu há seis meses!
-Senhor, aqui não consta o tal registro, sequer o do sepultamento.
-Mas meu advogado me garantiu que é aqui.
-Deixa eu ver... sinto muito senhor, dever ser noutro município.
-O senhor não está entendendo, meu caso é urgentíssimo, não posso esperar nem um dia a mais, preciso da certidão de óbito dela porque me casarei daqui a quinze dias! Ela vai atrasar minha vida, é muito azar!
Foi aí que entendi que o povo está sempre certo e jamais devemos ignorar a sabedoria popular.
Aquela defunta azarão me provou que se "viúvo é quem morre", "ex- mulher viúva" também é para sempre.
Mesmo as "ex" que jazem bem defuntas decerto que são para toda a vida...
Aquele candidato a marido que o diga!
***
Verídico.