NACIONALIDADE DE ADÃO E EVA (Aleixenko Oitavo)

NACIONALIDADE DE ADÃO E EVA

No MUARGO (Museu de Artes de Gorobixaba), um dos mais modernos do mundo, entre outras artes renascentistas, do século XVI, existe um quadro de JAN GOSSAERT MABUSE: “Adão e Eva no paraíso.”

Em visita ao museu um alemão, um francês, um gorobixabense e um brasileiro apreciavam o referido quadro.

O alemão comenta:

- Olhem que perfeição de corpos: ela, esbelta e espigada; ele com este corpo atlético, os músculos perfilados... têm tudo de arianos perfeitos. Devem ser alemães.

Imediatamente, o francês contesta:

- Não acredito. É evidente a sexualidade e o erotismo que se desprende de ambas as figuras. A safadeza expressa no olhar; Ela, tão feminina... Ele, tão masculino... Expressam luxúria... Sabem que em breve chegará a tentação... Devem ser franceses.

Movendo negativamente a cabeça, o gorobixabense comenta:

- Que nada! Notem expressão de sabedoria; a honestidade estampada; a serenidade dos seus rostos, o iminente sorriso; a delicadeza da pose, a sobriedade do gesto. Só podem ser gorobixabenses.

Depois de alguns segundos mais de contemplação silenciosa, o brasileiro

declara:

- Não concordo. Olhem bem: não têm casa, não têm roupa, não têm sapatos, estão na merda... Só têm uma única maçã para comer. Mas não protestam,

ainda estão pensando em sacanagem; e pior, acreditam que estão no paraíso. Só podem ser brasileiros.

Por ALEIXENKO OITAVO, Primeiro Ministro do Reino de Gorobixaba

Corte de Gorobixaba
Enviado por Corte de Gorobixaba em 25/10/2011
Código do texto: T3296843
Classificação de conteúdo: seguro