O Café…

Uma necessidade de cafeína num cenário algo surrealista (zona das minas da Panasqueira, algures bem no meio das serras mais altas de Portugal...) a ausência de quase tudo...De repente uma povoação no meio de quase nada, e no meio dessa povoação um café...não tinha mau aspecto ou mau ambiente, era simplesmente estranho...algo sombrio apesar das famílias no seu interior...das famílias comuns que se escondiam nos seus cantos quase sem luz, apesar de estarmos em pleno dia…

A vaga semelhança com algo que vi no filme "From Dusk Till Dawn " (em Portugal “Aberto até de madrugada…)...deixou-me algo apreensivo...era apenas uma semelhança vaga, mas era uma Semelhança…E por causa dessa semelhança tentei de forma instintiva proteger as crianças e o amigo que estavam comigo, ao mesmo tempo em que apareceu uma empregada que parecia uma personagem do tal filme...atemorizado pedi-lhe um café enquanto tentava ver de forma discreta se os seus dentes caninos eram demasiado proeminentes...não o eram...e senti que estava salvo...e nessa altura descobri a antiguidade do café numas garrafas de sumo de outros tempos e que de pronto fotografei...Raios...tive vontade de pegar nelas e sair a correr, peças dessas são para coleccionar...porque elas ali valeriam o mesmo que um tesouro na posso de quem desconhecesse o seu imenso valor…Estive quase a fazer tal, mas então lembrei-me da possibilidade dos tais caninos poderem estar escondidos e só precisarem de uma razão para verem a luz do dia...e o roubo poderia ser esse motivo…e assim arrepiei caminho...Definitivamente ver determinado tipo de filmes e ser fã deles pode fazer muito, muito mal a um tipo...

O café ficou para trás, certamente jamais lá voltarei, mas tenho e sempre terei presente na memória o olhar que a empregada me deitou quando adivinhou no meu olhar a intenção de pilhagem…

E digam o que disserem estou perfeitamente convencido da dupla função daqueles caninos…

Miguel Patrício Gomes
Enviado por Miguel Patrício Gomes em 17/10/2011
Reeditado em 17/10/2011
Código do texto: T3282279
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.