PARANÓIA (humor)
Já ouviram falar de “moreno com alma de loiro”? Essa história é sobre um rapaz assim... e a confusão que ele armou só não foi maior, porque a esposa - loira - agiu rapidamente... (risos)
É claro que os nomes estão trocados nesta história, quase real...
Lucas participa de um Clube, que nesta história chamaremos de “Sea Club”. Certo dia Lucas recebeu a ligação de um companheiro de clube, porém de outra cidade. O companheiro o convidava para uma excursão a um local paradisíaco deste imenso Brasil. Lucas ficou interessado, e passou seu e-mail ao companheiro, para que este lhe enviasse todas as informações referentes à viagem. Depois também passou seus dados pessoais, e falando novamente ao telefone, o companheiro disse:
- E onde podemos nos encontrar para você me levar o dinheiro?
Esta frase acionou o “sistema paranóia” de Lucas. O companheiro pedia dinheiro “in cash”, grana na mão, dinheiro vivo... “ALERTA – ALERTA”.
Lucas desconversou e ficou de verificar sua agenda e depois retornar a ligação. Então começou sua investigação pessoal. Primeiro pesquisou pela Internet a Agência de Turismo do companheiro. Não encontrou NADA! Depois ligou para outros companheiros de clube, para saber se os mesmos haviam recebido o convite para a excursão, e ninguém estava sabendo de nada!
Lucas, preocupado, perdeu até o sono, pois estava certo de que estava na mira de um golpista. Em sua imaginação paranóica o rapaz era um bandido, provavelmente já procurado pela polícia, e fugiria com seu dinheiro quando o recebesse. Ou pior, manteria a farsa, encheria o ônibus com membros desatentos do Sea Club, e depois seqüestraria todo o ônibus e pediria um alto resgate por todos...
E agora, o que fazer? Lucas precisava agir rápido! Resolveu então ligar para o presidente do Clube da cidade que, conforme ele se LEMBRAVA, o companheiro havia dito participar (e aqui foi seu maior erro, confiou apenas na memória...).
Ligou e recebeu a seguinte informação:
- Não, não há ninguém com esse nome em nosso clube. E também não estamos organizando nenhuma excursão.
Lucas desligou o telefone completamente assustado, mas ao mesmo tempo decidido: “vou marcar encontro com o meliante dizendo que irei levar o dinheiro, mas irei acompanhado da polícia para prender esse safado em flagrante!!!”
Sua esposa resolveu intervir:
- Não faça isso! É muito perigoso!
E nesse momento sua esposa resolveu AGIR: foi até o computador, acessou o e-mail de Lucas, que ela sabia a senha, e resolveu conferir o e-mail recebido referente à excursão.
- Ei, querido! Você confundiu a cidade do companheiro! Você disse que ele é do Clube da Cidade “X”, mas olhe só, o clube dele é outro! Ligue para o clube certo para confirmar.
E Lucas fez isso... e recebeu - com alívio - a seguinte informação:
- Sim! O companheiro participa de nosso clube e é responsável por todos os eventos. Sim, estamos organizando sim uma excursão! Que ótimo que o senhor deseja participar!
Se a esposa de Lucas não tivesse ido conferir o e-mail, em vez de confiar apenas na memória do digníssimo esposo, a esta altura o companheiro de clube estaria preso, pego em flagrante, tentando explicar à polícia que “focinho de porco não é tomada”.
Mas graças à esposa loira, nada disso aconteceu, e o rapaz NUNCA saberá o risco que correu com a paranóia de Lucas...