O Padre da Vila
Há mais de dez anos que o padre daquela pequena localidade havia falecido. Certo dia, um Caboclo Inteligente apareceu por lá e foi prosear com o sacristão do lugar:
- Sacristão, sabia que nós estamos perdendo dinheiro. – disse ele.
- Por quê? – perguntou o Sacristão.
- Ora, esse tempo todo sem padre aqui, olha quantas missas, casamentos e batizados deixaram de ser feitos, só por causa disso. – explicou o Caboclo – Vamos ganhar dinheiro, homem.
- Como faremos isso?
- Anuncie por ai: dia dez, o novo padre vai chegar.
- Um novo padre? – animou-se o Sacristão.
O Caboclo deu um peteleco na cabeça do outro
- Não, né! – chacoteou – Vai ser eu!
No dia marcado, o sacristão e a comunidade tinham preparado uma grande festa para recepcionar o novo pároco da Vila.
Quando lá pelas tantas um homem com uma longa batina e um chapéu preto na cabeça despontou no horizonte, montado em um jumentinho e com algumas malas dependuradas.
- O Padre está chegando... É o padre novo. – diziam os matutos do lugar.
O Sacristão e toda a comunidade estavam no patamar da igreja, que estava toda enfeitada, cantando hinos de louvor a nossa senhora e a nosso senhor.
O Padre desceu do jumentinho e um menino veio para levar o animal para dar de beber.
- Seja bem vindo, senhor Padre. – disse o Sacristão.
E o Padre, começou a distribuir sorrisos e a falar com as pessoas, as velhas da comunidade carismática e com todos que estavam lá.
Passado seis meses, o Padre já tinha batizado muitas crianças, concluído todos os cursos de catecismo, fazendo a primeira eucaristia, crismado metade dos jovens da região, casado muitos casais que estavam amancebados, celebrado mais de setenta missas de sétimo dia atrasadas, além de missas e uma festa da santa da paróquia.
Mas, sempre tem um matuto esperto, que desconfia de tudo e de todos.
- Rapaz, esse sujeito num é padre, não senhor. – disse o Matuto Sabido.
- Como tu sabe? – perguntaram os amigos.
- Num sei rapaz, má esse homi num é padre não. – respondeu – E eu vou lá na diocese, prosear mais o seu bispo.
E assim ele fez.
Um dia pela manhã o Matuto Sabido selou sua burra e rumou para a cidade, em direção a diocese. Chegando lá, foi ter com o Senhor Bispo.
- Seu Bispo, eu vim aqui lhe enredar, causa de que tem um caboclo lá na Vila se passando por Padre.
O Senhor Bispo ficou indignado. Mandou buscar o caderno da diocese, onde está escrito o nome de todos os sacerdotes da região. Procurou o nome do padre da Vila e a única coisa que encontrou foi que ele estava morto há mais de dez anos.
O Senhor Bispo deu seu veredicto:
- Vamos pega-lo no flagra.
Depois, ordenou ao matuto:
- Informe lá que a diocese vai fazer uma visita a paróquia da Vila.
E assim o Matuto Sabido fez. Assim que chegou à Vila foi na igreja e deu o recado para o Sacristão.
O Sacristão desesperado correu ao encontro do Padre:
- Caboclo, agora lascou de vez.
- Que foi homem? Desembucha.
- O Senhor Bispo vem ai. Nós vamos ser descobertos.
O Caboclo caiu na gargalhada. Vestiu a batina e disse:
- Deixe comigo.
No dia marcado a comitiva do bispo chegou à paróquia da Vila. Uma festa gigantesca para os padrões do lugar esperava para recepcionar a diocese. Quando o bispo passava pelas ruas as pessoas o saudavam:
- Viva o Senhor Bispo. – e em coro todos respondiam – Viva.
A comitiva do bispo rumou para a igreja, lá o Padre esperava na porta com todas as crianças do catecismo e algumas monitoras do curso.
- Senhor Bispo, está marcado uma missa para daqui a pouco, devido a sua visita. – explicou o Padre – Vamos logo, vamos trocar de roupa.
Cerca de trinta minutos depois, a igreja estava lotada. O Senhor Bispo sentado na cadeira ecumênica todo pomposo. O Padre começou a cantar em tom gregoriano:
- Aqui nesta paróquia... Já recebi oitocentos mil contos de réis... Cem são da comunidade eucarística... Duzentos vão para as Irmãs de Caridade e Quatrocentos são da Diocese.
Nesse momento, o Senhor Bispo levantou, e também em tom gregoriano, completou:
- Amém.
Depois de acabada a missa. Dinheiro distribuído.
- Tragam o caderno da diocese! – ordenou o Senhor Bispo.
Folheou um pouco o caderno e pegou uma caneta.
- E eu pensando que seu nome não estava aqui. – olhou para o Matuto Sabido e disparou – O Homem é Padre sim.