Pesquisa de Campo: Seca do Nordeste
Nós, da revista Laje a Laje, na pessoa de sua repórter principal (e única), Mi Guerra, resolvemos sair às ruas a fim de sabermos qual seria a melhor solução para a seca do Nordeste. Elaboramos uma pergunta com algumas alternativas de respostas a fim de que o povo nos dissesse qual o caminho a ser tomado:
"Na sua opinião, qual das alternativas seria melhor solução para se acabar com a seca do nordeste?
a) Juntar a Região Norte com a Região Sul;
b) Mudar a linha do Equador de lugar;
c) Colocar uma lei em vigor, que obrigue a chover, pelo menos três vezes por semana no Nordeste;
d) Dividir o Rio São Francisco em rios menores e espalhá-lo por todo o Sertão Nordestino.
A pesquisa teve um resultado um tanto equilibrado, uma vez que a população ficou bastante dividida entre as possíveis soluções. Porém, com pouquíssima diferença, a alternativa C foi a vencedora. Eis a melhor justificativa para tal:
- "Arri égua! Esse negóço da chuva é danado dibaum! Magina só si argum Disputado arresorve trabaiá nisso? Elis só sabi robá dinóis! Naóra di robá nóis elis são pra lá di baum né?? Elis disvia tudo as chuva lá pro Sur e nóis fica aqui nessa secura disgramada! Cêis vê aquele povu la da tar da Santa Catarina, eita povu mesquinho, só chove lá!"
Apesar de essa ser a alternativa mais votada, relataremos aqui as melhores justificativas de quem votou nas outras alternativas:
a) junta o norte cu sur, só anssim praquelis besta vê u tantu qui nóis sofre!
b) Muda u tar du Equador di lugar, ja chuveu muito praquelis lado, ta na hora di trazê a chuva pra cá!
d) Divedi o véio Chico ora! Jisuis Cristo insinô qui tem qui dividi us pão!
Ficamos por aqui, mas poderemos voltar a qualquer momento com mais uma de nossas pesquisas, tão úteis quanto o colar da onça fujona lá do Pantanal.