HUMOR – Jogando no bicho
 
 
HUMOR – Jogando no bicho – 10.08.2011
 

 
     Seu Eleutério era um pobre lavrador que não tinha onde cair morto; e essa é a situação de pequenos agricultores deste país, notadamente no nordeste; estava quase liso como um muçu, ou seja, com pouco dinheiro em plena sexta-feira, como sempre, aliás.

     Conversando, logo cedo, ao nascer do sol, com seu vizinho de propriedade (alheia), e compadre, este lhe contara do sonho que teve na noite passada, porém estava amargurado sem ter um centavo para fazer uma fezinha no jogo do bicho.

     Eleutério estaria indo pro povoado logo por volta das 08:00 horas. Decorou o sonho do compadre e pegou o pouco que tinha e fez seu jogo; cravou “burro” no primeiro prêmio. Fez uma horinha por lá mesmo, visitou alguns conhecidos, terminando por almoçar na casa de um deles.

     Por volta das 15:00 horas, a emissora de rádio da comunidade começou a divulgar o resultado do dia, do primeiro ao quinto. Logo de cara deu burro na “cabeça”, o suficiente para que ele festejasse por haver acertado em cheio.

     O compadre, que ficara em casa, arranjou um dinheirinho com um amigo e quando o cambista passou pela fazenda ele apostou tudo no “gato”, mas quando ouviu as notícias da rádio ficou completamente decepcionado.

     Quando o Eleutério chegou foi logo lhe contando da façanha. Abiscoitara cem reais, seu contentamento não tinha precedente. “Compadre, você jogou baseado no sonho que lhe contei”, perguntara o companheiro. -- Claro meu compadre, sem dúvida. --- Mas se deu burro logo no primeiro prêmio, como é que você ganhou se eu sonhei com um “gato” caindo do telhado? – Muito fácil, meu amigo, gato que cai do telhado só pode ser burro, não acha... E a risadaria começou...
 
Nota: O jogo do bicho talvez seja um dos mais antigos no Brasil. São 25 animais, cada qual com um número de grupo e cada grupo tem quatro dezenas. Começam com o grupo 01, que é avestruz, logo, suas dezenas vão de 01 a 04; o segundo grupo é o 02, que é águia, cujas dezenas vão de 05 a 08, e assim por diante, culminando com o grupo 25 (vaca), de dezenas 97, 98, 99 e 00. O grupo do burro é o 03 (09, 10, 11 e 12), enquanto o do gato é o 14, cujas dezenas são 53, 54, 55 e 56.

Conheço do riscado porque quando era rapazinho cheguei a trabalhar numa banca de bicho, faturando dez por cento do apurado diário, que só dava mesmo pra tomar um refresco com pão doce.

Em revisão/construção
Ansilgus
ansilgus
Enviado por ansilgus em 11/09/2011
Reeditado em 11/09/2011
Código do texto: T3213801
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.