O PÃO- DURO,UNHA- DE- FOME ,MÃO- DE- VACA AGORA É PAI.

Sentados atrás do balcão da locadora de vídeo,Vladimir e Cid discutiam como escapar da chantagem do coroa garanhão:

__Então você quer dar logo o dinheiro?

__Eu acho melhor Vladimir.Seria o fim do martírio.

__Isso é covardia.

__É melhor ser um covarde vivo do que um herói morto.

__Quem foi que te disse isso?

__Meu pai.

__Seu pai te falava isso para que você não arrumasse confusão na escola,mané.

Cid não gostou do comentário e emburrou.Vladimir percebeu e consertou:

__Foi mal.Seu pai tinha razão sim,só que a nossa atual situação é diferente.Essa chantagem pode nos custar a locadora.

__Não acredito nisso__respondeu Cid__Nós temos um negócio sólido.No máximo teremos que apertar os cintos por um tempo.

__Cid;o nosso negócio está longe de ser sólido.Eu ainda tenho a ótica,mas e você?

O telefone tocou antes que Cid retrucasse.Vladimir atendeu e de pronto reconheceu a voz de Cecília,que disse:

__Vladimir!A bolsa estourou!

__Não esquenta__minimizou o mão-de-vaca __Eu aprendi a lição da última vez e retirei nossos investimentos daqueles fundos de alto risco.

__Você não entendeu!Eu entrei em trabalho de parto!

__O quê???__ao levantar-se abruptamente da cadeira,Vlad esticou muito o fio em espiral do fone,jogando o aparelho no chão__Mas a cesariana não seria daqui a quinze dias?

__Seria,mas pelo jeito vai ser hoje.

__Eu estou chegando,aguenta aí!

O unha-de-fome recolocou o telefone em cima da mesa e disparou para a rua.Quando foi abrir seu carro,estacionado na calçada,lembrou que não havia pego as chaves do veículo.Retornou correndo e,na porta da loja, bateu de frente com Cid,que vinha em sentido contrário.Os dois cairam para trás.Zonzo,o pão-duro reclamou:

__Você bebeu?Por que estava correndo assim?

__Eu vi a chave do seu carro em cima da mesa e vim te entregar.

__Me dá isso aqui!__nervoso,Vladimir arrancou da mão de Cid o artefato de metal e plástico que o levaria a sua esposa e voltou para o carro.Cid foi atrás dele e ofereceu ajuda:

__Quer que eu vá com você?

__Não precisa__respondeu ao engatar a ré__Eu já tenho tudo esquematizado.

E ele tinha mesmo.Traçara um plano de emergência caso algum imprevisto ocorresse.Não queria que a história de seu nascimento se repetisse:o carro de seu pai enguiçara a caminho da maternidade,num domingo à noite.Sem celular e com a estrada vazia,a sorte foi uma patrulhinha ter passado.Vladimir acabou nascendo no banco traseiro da viatura,a poucos metros da casa de saúde.Um ladrão de toca-fitas,cuja mãe havia sido parteira no Ceará,estava sendo levado à DP e ajudou os policiais no parto.

Um barulho forte vindo da lateral do carro arrancou o unha-de-fome de suas lembranças.Ele subiu na calçada,saiu do veículo e ficou sem ação ao ver o estrago:nada menos que DOIS pneus estavam furados.

__Recauchutados de merda!Gastei tanto na mecânica e fui economizar justo neles.Merda!Merda!__praguejou,enquanto chutava o para choque.

Uma buzina o fez virar-se na direção da estrada.Era Cid,que passava com seu carro.Nervoso,o unha-de-fome fez sinal com os braços pedindo ajuda.Mal o sócio parou,o sovina fechou a porta de sua uno,entrou no carro do amigo e bradou:

__Toca lá para casa.

Cid disse que teriam que reabastecer antes.Ao pararem no posto,foram avisados que o sistema estava fora do ar e não poderiam usar o cartão.

__Vamos no posto da outra rua Vladimir.Estou sem dinheiro vivo.

__Nada disso!__disse Vladimir__Toma aqui.

O mão-de-vaca deu cinquenta reais para o frentista que,surpreso,pegou a nota,pediu para que eles aguardassem um minuto e foi procurar o dono do posto.Ao encontrar o chefe disse:

__Patrão;aquele unha-de-fome do Vladimir está aqui com um amigo e me deu cinquenta reais para colocar de gasolina.

__O quê?__o chefe,perplexo,tirou os óculos escuros que usava__Deixa eu ver essa nota.

O homem pegou o numerário e o colocou contra a luz,avaliou a textura,a cor do papel,a impressão,chegou quase a cheirar a nota.Depois falou:

__Parece verdadeira,mas vou examiná-la melhor com a lupa no meu escritório.Não se pode facilitar com esse cara.

Impaciente,Vlad gritou de dentro do carro:

__Minha esposa está em trabalho de parto gente!Em trabalho de parto!Vamos logo com isso!

Cinco longos minutos se passaram até o frentista voltar e abastecer o veículo.Antes que Cid ligasse a chave,o funcionário o avisou que,pelo valor colocado de combustível,ele teria direito a uma passagem grátis no lava jato.Vladimir entrou na conversa e pediu um vale para comprovar que ele tinha direito à promoção,pois mais tarde passaria lá com sua uno.De posse do comprovante,que nada mais era de que um pedaço de papel com alguns garranchos feitos pelo frentista,os dois partiram.

Ao ver a dupla afastar-se em alta velocidade,o dono do posto comentou com o empregado:

__ O Vladimir colocando mais de dez reais de combustível!E em dinheiro!Agora eu posso dizer que já vi de tudo nessa vida.

__Eu também chefe.Eu também...

Menos de dez minutos depois eles chegavam na casa do mão-de- vaca.Cecília aguardava ansiosa na varanda com uma grande bolsa rosa.Sem perder tempo,rumaram para a maternidade.Vlad perguntava para a esposa de três em três minutos:

__E as contrações?

__Aumentando.__e emendava,vendo que o marido estava uma pilha__Mas é assim mesmo.Daqui a pouco vamos estar na clínica e tudo vai ficar bem.

Tudo poderia e deveria acontecer do jeito que ela disse,mas é justamente nessas horas em que julgamos ter o controle total da situação que o caldo entorna.

Cid pisava fundo.Vladimir olhava o relógio sem parar.Cecilia tentava fazer corretamente a respiração que aprendera num curso para grávidas.

O transito,porém,começou a ficar lento,obrigando-os a irem em primeira e segunda marchas.Vlad colocou meio corpo para fora do carro para olhar mais adiante e viu o motivo:uma passeata religiosa retardava o fluxo do trânsito com uma espécie de pedágio não obrigatório.Meninos e meninas vestidos de branco entregavam um folheto para os motoristas e aguardavam qualquer doação.

__Porra!__praguejou o sovina.

__O que foi Vladimir?__Cid perguntou

__Vão me pedir dinheiro.

Realmente.Quando o carro chegou mais perto da manifestação,os três reconheceram o padre Antonio.O sacerdote há muito lutava pela construção de uma mini vila olímpica no terreno dos fundos da igreja do bairro.Vlad sempre evitava encontrá-lo para não ter que contribuir.Tentou mais uma vez,encolhendo-se no banco.

__Vladimir!__exclamou o padre,enquanto o carro passava em primeira marcha bem em frente ao pedágio improvisado.O pároco tinha uma visão privilegiada.

Sem opção,Cid parou o veículo e baixou o vidro.

__Tudo bem padre Antônio?__falaram ao mesmo tempo Cid e Vlad.Cecília apenas forçou um sorriso.

__Tudo.Mais vai ficar melhor com uma doação de vocês para a nossa vila olímpica.

__A Cecília está em trabalho de parto,temos que correr.Depois eu passo lá na igreja e acerto isso com o senhor,está bem?.__o mão-de-vaca tentou encurtar o papo.

O sacerdote não perdeu o bom humor e abençoou Cecília pela janela do veículo:

__Tenho certeza que nosso senhor jesus Cristo vai olhar pela sua esposa e lhe dar um filho forte e saudável__e fez o sinal da cruz.

Comovida com a benção,Cecília falou para o unha-de-fome

__Vlad,dá cinquenta reais.

Ele olhou para trás com olhos de terremoto com Tsunami.Impassível,Cecília falou:

__Esse encontro com padre Antonio pode ter sido um sinal Vlad.

__Sinal?De quê?__e ele mesmo deu a resposta__ De que eu vou perder dinheiro,é lógico!

__De repente no futuro o nosso filho vai até treinar nessa vila olímpica...Dá o dinheiro;por favor,vai?

Vencido pelo olhar de Cecília,o avarento pegou a carteira,retirou dela uma outra nota de cinquenta,prima irmã daquela que havia ficado no posto de gasolina,e a entregou ao padre,que agradeceu e disse:

__Seu nome será inscrito junto com os dos outros colaboradores na placa que colocaremos na quadra poliesportiva ao término das obras.

__Estou emocionado padre__ironizou Vlad__Mas agora tenho que levar minha esposa para a maternidade.Até mais!

Cid arrancou depressa,pois além da urgência da situação,queria passar batido naquele pseudo mecenato esportivo.

Agora tudo entraria nos eixos,pensou Vlad:eles pegariam a linha amarela e em pouco tempo estariam na casa de saúde;mas um novo engarrafamento surgiu no acesso a via expressa.

__Agora ferrou__murmurou Cid

__Ah, meu Deus...__exclamou Cecília ao ver a longa fila de carros que serpenteava à frente deles.

__Ah, meu Deus também...__completou Vladimir a trindade de lamentos.

Um barulho de sirenes aumentava a ansiedade do trio.Era impossível passar com o carro naquela situação.No banco traseiro,Cecília tentava ignorar o aumento das contrações.Paralisado,Cid perguntou:

__E agora?

Vladimir não respondeu,apenas saiu do carro e andou entre os veículos para ver o que engarrafava o trânsito.Depois de avançar alguns metros viu um policial vindo numa moto pela contra mão.Levantou os braços e gritou,chamando a atenção do militar:

__Seu guarda!Seu guarda!Minha esposa está em trabalho de parto lá atrás!Me ajuda!

O agente da lei o acompanhou até o carro e explicou a situação:

__Um caminhão de combustível virou na estrada e há risco de explosão.Ninguém passa deste ponto.Seria muito perigoso.

__Mas seu guarda;e a minha esposa?E o meu filho?

O policial coçou o queixo e falou:

__Eu posso levá-la até a maternidade na minha moto.

__E eu?Eu tenho que ir com ela!__Vladimir tocou o peito com a ponta dos dez dedos enquanto falava.

Desta vez o policial coçou a orelha esquerda antes de falar.

__Se você arrumar outra moto pode ir atrás de mim.

__Mas onde eu vou arrumar outra moto?

Coincidência ou outra coisa qualquer,nesse momento uma moto rosa com dois rapazes em cima vinha passando por entre os veículos.O unha-de-fome acenou para a dupla,que parou para ouvi-lo.Quando souberam da situação prontamente concordaram em ajudar.

__Mas é lógico querido!!!__disse o piloto ao tirar o capacete,com uma voz meio Cherr meio Alcione__Sobe aí!

__Mas dá para ir os três?

__Ah,apertando dá sim.

O mão-de-vaca perguntou para o policial,que segurava-se para não rir:

__Pode ir os três?Não vai ser perigoso?

O agente da lei respondeu com uma certeza tão firme,que foi Vlad que teve certeza de que estava sendo sacaneado.

__Pode ir sim.Afinal,é uma emergência,não é?

Vladimir apertou-se no que sobrava de banco atrás do co piloto,Cecília subiu com sua bolsa rosa na moto do policial e a pequena caravana partiu.Cid ficou com o carro e combinou encontrar com eles assim que a barreira fosse desfeita.

Ao passarem pelo local do acidente,a tensão era visível nos olhos dos bombeiros.O rapaz que estava sentado a frente de Vladimir resolveu dar uma força aos valorosos soldados do fogo:

__Força bombeiros!Nós amamos vocês!

O incentivo funcionou e todos,sem exceção,riram.Um dos bombeiros ficou intrigado com a semelhança de um dos rapazes da moto com um conhecido seu muito mão-de-vaca,mas logo voltou a concentrar-se no trabalho.

Ao chegaram na maternidade,o unha-de-fome agradeceu ao policial e aos motoqueiros pela ajuda.O PM fez um gesto positivo com o polegar e retornou ao serviço,os dois rapazes beijaram Cecília na testa e desejaram felicidades.Tentaram beijar Vladimir também,que conseguiu esquivar-se alegando o parto que se aproximava.

Cecília entrou na sala de cirurgia.Vladimir decidiu não acompanhar e ficou na sala de espera.

Algum tempo depois,o qual ele não soube precisar quanto devido ao nervosismo,a médica veio com a notícia:

__Parabéns seu Vladimir!O senhor é pai de uma linda menininha!

Uma sensação nova e agradável apoderou-se dele.Era uma vontade de confraternizar-se com todas as pessoas do mundo,e a certeza de que sua vida mudara para sempre.Abraçou a médica e foi atrás de um telefone para comunicar o nascimento de sua herdeira.Encontrou Cid no andar de baixo.Ao contar a novidade,recebeu as felicitações,junto com a primeira encarnação:

__Aí Vlad heim!Passou de consumidor à fornecedor!!

Os dois riram como garotos de colégio,e decidiram comer alguma coisa numa lanchonete que ficava em frente a clínica.

Enquanto esperavam os sanduíches e as cocas,uma menina que vendia bananadas no sinal ali em frente ofereceu o doce ao pão-duro:

__O senhor quer?É cinco um real .

Vladimir olhou com ternura para a jovem maltrapilha e pegou a carteira.Cid,calado, acompanhava a cena.O unha-de-fome deu uma nota a menina de rua que,ao tê-la nas mãos,agradeceu efusivamente,abraçando as pernas do mão-de-vaca e falando:

__Muito obrigado moço!!Deus lhe pague!!Toma as bananadas.

__Pode ficar.Eu não quero.Vai com Deus.

E a menina saiu correndo a balançar a nota,numa alegria contagiante.

__Eu estou mudado Cid__falou Vlad,emocionado___hoje gastei foi dinheiro:a gasolina,a doação,o anestesista...e não me sinto enfraquecido!Nem nervoso!E veja só essa menininha!Dei dois reais para ela e foi uma felicidade só!

Interrompendo a conversa,o funcionário da lanchonete entregou os lanches e deu o preço:

__São vinte reais:

__Eu pago__disse Vladimir,enquanto abria a carteira novamente.

Bestificado,Cid decidiu que passaria a acreditar em milagres a partir daquele momento.

Alguma coisa,porém, começou na dar errado.A medida que o mão-de- vaca mexia na carteira,sua expressão mudava.Depois de alguns segundos de reconferência do conteúdo da carteira,que foi todo virado na mesinha,ele começou a repetir em voz alta:

__A garoupa!A garoupa!

Cid,sem entender nada,perguntou:

__Mas que garoupa Vlad?

O pão-duro segurou o amigo pela gola da camisa e falou:

__A nota de cem reais!Eu dei uma nota de cem reais para a menina pensando que era de dois reais!

A penumbra do fim de tarde,a cor parecida das notas e as emoções dos últimos acontecimentos causaram o desastre.

__Calma Vladimir!Calma!

__Temos que ir atrás dela e trocar as notas Cid.Já gastei muito dinheiro hoje..vou ter que comprar fraldas,leite,remédios..Meu deus!Eu não vou dar conta!Eu não vou dar conta disso!

__Calma Vlad!

__Estou meio tonto...Está escurecendo...Não posso fraquejar....Isso não ...

O unha-de-fome fez menção de sair correndo para a rua atrás da fedelha,mas parou e tombou para trás,caindo em cima das mesas de ferro.Cid pediu ajuda as pessoas que estavam próximas.

Vlad foi carregado para dentro da clínica ,sob os olhares surpresos de todos.

Quando a gente pensa que as coisas vão melhorar.....

Nota do autor:

Este texto dá continuidade a "saga"de Vladimir,o maior sovina do universo.

A ordem cronológica do primeiro para o penúltimo texto é:

1)Um dia na vida de um pão-duro unha-de-fome mão-de-vaca

2)Vamos ver como um pão-duro mão-de-vaca unha-de-fome passa um feriado

3)O pão-duro unha-de-fome mão-de-vaca vai ao motel ....com a esposa

4)O pão-duro unha-de-fome mão-de-vaca entra de sócio numa video locadora

5)O pão-duro unha-de-fome mão-de-vaca oferece um almoço para o cunhado

6)O pão-duro unha-de-fome mão-de-vaca vai a termas

7)O pão-duro unha-de-fome mão-de-vaca vai ao dentista

8)O pão-duro unha-de-fome mão-de-vaca sente o peso da paternidade

9)O pão-duro unha-de-fome mão-de-vaca vê seu mundo desabar

10)O pão-duro unha-de-fome mão-de-vaca prossegue no seu calvário

11)O pão-duro unha-de-fome mão-de-vaca vai ao psicólogo

UMA BOA SEMANA PARA TODOS.

O PÃO-DURO,UNHA-DE-FOME,MÃO-DE-VACA RETORNARÁ !!!

arqueiro
Enviado por arqueiro em 04/09/2011
Reeditado em 23/07/2017
Código do texto: T3200436
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.