O CORONEL EM(O CASO DA PESCARIA.)

Por Beto Rami.

Estava eu cuidando da minha horta quando vejo o compadre Gumercindo

___bom dia compadre. Já disse entrando.

___bom dia compadre, a que devo a honra da sua visita.

Respondi. ___vim convidá-lo pra uma pescaria. ___chiiiiiii! Fale baixo compadre. Maria nem pode imaginar que eu penso em pescaria. ___mais compadre achei que gostava? ___gostar eu gosto, mais num gosto mais. ___que é que ouve compadre? ___é uma longa estória, compadre. Num carece perder tempo.

Vá pescá.

Além do mais, eu acho que ele não anda por essas bandas. __ele quem compadre? __ora o peixe que me engoliu. __o compadre foi engolido por um peixe? __chiii ! Fale baixo. Maria pode ouvir e ser mal-educada com océ. __então me conta.

__ta bom chegue mais perto pra Maria não ouvir. Estava eu pescando na lagoa, pensando em pegar peixe. porque é isso que se pesca em lagoa. E pescaria boa, é pescaria demorada. Sentei a sombra de uma árvore e fiquei mascando fumo. Enquanto decidia que isca usar. E pensei se eu usar uma minhoca irei pegar um peixe, e provavelmente pequeno. O que aconteceria se eu usasse uma cobra como isca? E assim fiz.

__o Senhor... Colocou uma cobra no anzol? Como?

__isso são detalhes que não vem ao caso. se está duvidando eu paro ,na verdade é melhor parar ,Maria pode ouvir, aí... Estou encrencado. ___me desculpe, por favor, continue. ___pois bem coloquei a cobra no anzol e lancei o mais longe que pude. Não demorou muito e fisguei algo. O bicho brigava muito não havia jeito de tirá-lo da água, então amarrei a linha numa arvore e fui buscar ajuda. Não encontrei ninguém. É que naquele dia o time do foice ia jogar e todos foram pra la. (Dia de jogo do foice ,é feriado) Foi quando eu vi um carro de boi e tive uma idéia. Amarrei a linha no carro e puxei, não andou um tantinho assim. Atrelei dois cavalos um burro, três vacas e dois cachorros. Pois bom consegui tirar o bicho. Mais não vou nem dizer o tamanho do peixe ,pois se dissesse que tinha 10 metros o compadre não ia acreditar,mais que tinha daí, pra mais tinha. Mais num vou dizer.

Pois bom quando resolvi desenganchar o anzol da boca do bicho, ah! Foi minha desgraça.

Minha aliança caiu dentro do bucho do bicho, num deu outra... fui buscar .

Abri bem a boca dele e tentei pegar a aliança, desgraça pura compadre

, num é que o bicho me engoliu!

E não foi só isso,

Ele voltou pra dentro da água.

Quando cheguei na barriga do bicho, e meus olhos se acostumaram a escuridão

Eu vi um sujeito sentado na língua dele.

(do peixe é claro.)

Então lhe perguntei. Cê viu uma aliança?

__ Tá procurando algo?

Senta aqui, e vamos jogar truco. _

_ não! To procurando minha aliança. _

_então esquece!

Há cinqüenta anos perdi meu relógio, e ainda não achei.

Nem eu nem meus companheiros. _

_ foi quando vi que havia vários homens ali.

Fiquei assustado.

Temos de sair daqui!

Eu disse. _

_já disse, eu estou aqui há cinqüenta anos, eles está há mais tempo

.Veja o que está escrito naquele canto.

(JONAS ESTEVE AQUI.).

Home, cumpadre, ao ler aquilo fiquei apavorado

, tinha de fugir de qualquer jeito.

Então peguei um pedaço de fumo pra mascar.

Pra melhor pensar, né.

__por favor, senhor não pode fumar aqui!O quê!Vai mascar?

Pior ainda, aonde vai cuspir? Ao ouvir tal palavra, tive uma idéia pra escapar.

____ VOCES TEM FUMO? __temos mais já disse que não pode fumar.

__não, é pra fumar.]

É pra escapar.

(como?).

Vou amarrar o fumo no meu corpo e me jogar na boca do peixe prele mastigar. Assim que ele cuspir o fumo, vai me cuspir também. Se der certo, vocês fazem o mesmo.

__Peraí... , [só pra ver se entendi.]

Interveio Gumercindo, quase que duvidando.

O Senhor amarrou fumo no corpo pro peixe mascar.

E quando ele cuspisse,

O Senhor escaparia.

__isso, i

Isso. _

_e deu certo?

__que pergunta besta, home!

Num to aqui, oía.

__como é que o peixe não mascou o Senhor? _

_sei La!

, devo ter um gosto ruim...

Péraí! Tá duvidando de mim?

__não! É claro que não.

E a aliança?

__tá aqui,

Ó

E num é que tava grudada, no dente do bicho.

Quando me cuspiu ela veio grudada no fumo.

E tem mais, e num é que o que pra mim pareceram horas.

Foram oito dias.

Por isso Maria ficou preocupada, e se eu não tivesse amarrado a linha na árvore, sabe-se la, onde estaria agora. Maria me fez prometer num pescar nunca mais.

__e os outros escaparam? []

__A num sei!

Mais se voltarem terão uma surpresa. _

_Qual?

__eu achei o relógio, ó.

E num é, que táva funcionando!

Deve de ser o tal de *Roscófio.

Nota do autor.

. * (Roscófio... Relógio famoso por nunca parar.)

______________________FIM________________