DE SORRISO FASHION
Duns bons anos para cá a ciência ODONTOLOGIA evoluiu demais, principalmente no que tange à odontologia estética na qual a dentística e a ortodontia têm feito verdadeiros milagres.
Porém um fato é flagrante: dada a grande explosão na indicação de aparelhos ortodônticos, realmente fica difícil acreditar que tantas pessoas precisem de tanto rearranjos estéticos ou funcionais.
São muitas, só não saberia dizer se as indicações seriam tão precisas.
E dentro deste cenário, outro dia uma amiga me dizia que seu filho de nove anos batia o pé porque "queria porque queria" colocoar um aparelhinho colorido nos seus fartos dentes, "se todos os meus amigos colocaram, mãe!", argumentava ele.
As crianças se divertem inclusive com as cores dos "bratkes", que as incentivam a fazer os ajustes regulares necessários nos aparelhos..
De fato, não há como se negar que , entre os adolescentes ao menos, os aparelhos passaram por um modismo, que não sei se ainda persiste como "febre" nos atuais dias.
E para quem não acredita na onda da ortodontia tenho um fato incrível a lhes contar.
Ele, jovem ainda, andava meio chateado, afinal, era vítima duma doença periodontal (das gengivas) que infelizmente evoluiu para a perda maciça dos dentes.
Deve ter bobeado, hoje a ciência já consegue prevenir e interromper tais casos.
O fato é que, de repente, me apareceu com aparelhos ortodônticos.
Estranhei. Um implante não necessitaria de correção, acredito eu.
Então todo feliz me relatou que como precisava fazer umas entrevistas de emprego, resolveu decorar as próteses com aparelhos ortodônticos."assim me sinto bem jovial", dizia ele. "Você não acha?"
Ara, nem as dentaduras escapam das modas! -foi o que deduzi.
Só fiquei imaginando qual profissional se habilitaria a assinar o tal trabalho tão artístico para uma boca tão jovialmente fashion...