Verdades e mitos sobre gatos

1. Ele cai sempre de pé

Mentira: A fisiologia do animal procura sempre a melhor posição para manter-se em equilíbrio, os músculos realizam uma série de movimentos para recuperar a posição inicial, é instintivo. Mas é necessário o mínimo de tempo para que o gato realize a manobra, em pequenas alturas ele pode não completá-la.

2. Tem sete vidas

Verdade relativa: A verdade absoluta é que gatos não sentem dor, você pode beliscá-lo que ele não terá nenhuma reação. Por causa disso, identificar doenças é muito difícil porque ele demonstrará dor apenas em estágios de morte eminente. É importante fazer um check-up no seu mascote periodicamente e evitar beliscões.

3. Enxerga no escuro

Mentira. O gato tem uma memória excelente e fotogênica. Uma vez explorado o ambiente sob a luz, ele é capaz de decorar cada objeto em seus lugares, principalmente onde fica a cama de sua dona.

4. Não reconhece seu nome

Mentira. É um animal muito inteligente, assim como o cão. É apenas teimoso.

5. Puxar seu rabo o transforma em ladrão

Verdade. O ancestral pré-histórico do gato tinha a musculatura da cauda mais forte para que ficasse suspenso de cabeça para baixo, assim como os macacos, para coletar e furtar alimentos de animais terrestres. Hoje, como não existem mais predadores, o animal abdicou dessa prática. Puxar sua cauda desperta na sua memória genética este hábito adormecido. É instintivo.

6. Vê gente morta

Mentira. Quando você encontrar seu bichinho olhando para o nada com inexplicável atenção, não se preocupe, ele não está enxergando uma alma penada, nada mais é do que um momento de introspecção, remorso por desobedecer o companheiro de sua dona.

7. Não gosta de crianças

Verdade. Nenhum animal gosta de ser torturado por crianças.

8. É o animal mais higiênico e vaidoso

Mentira. É um bicho imundo. Quando o felino está a se lamber, é porque a sujeira lhe é saborosíssima. Não adianta comprar ração mais cara, gato gosta é de sujeira.

9. Suas fezes separam o casal

Verdade. Existe um estudo cientifico da Universidade de Oxford, na Inglaterra, que comprova que o ambiente ruidoso acelera a digestão do animal provocando até incontinência fecal. Nos momentos em que o casal está discutindo ou brigando, é comum encontrar um cocozinho da caixa de areia. O mau cheiro nesses momentos de atrito entre o casal provoca mal estar e distúrbios no raciocínio lógico do ser humano, as discussões acabarão sempre em desacordo.

10. Mulheres que têm gato tendem a ser mais manhosas

Mentira. Segundo a psicanálise, a figura do gato representa a fragilidade, a carência. Mulheres manhosas ou manhosas reprimidas tendem a saciar-se com esses bibelôs.

11. Gatos não gostam de homens

Verdade. Gatos sabem que os homens não gostam deles. Como é um bicho ardiloso, cínico e maquiavélico, promove a discórdia envolvendo sempre o homem, para reter todo o zelo da dona. Sabe que ela lhe dará sempre a razão.

12. É ladrão

Verdade. Quando este pequeno felino foi domesticado pelos egípcios, deu-se nome de Katu, derivado da palavra Katunu (gatuno), que significa ladrão.

13. Não gostam de Arranhadores

Verdade. Gatos não afiam as unhas, eles se divertem em estragar coisas. Comprar algo para ser arranhado não tem sentido algum.

14. Tem as fezes mais fedorentas do mundo

Mentira. Seu excremento é cheirosíssimo. A verdade é que o cérebro humano interpreta este perfume como um cheiro ruim. É um mecanismo de defesa que alerta: fique longe desse bicho.

Petrico
Enviado por Petrico em 06/08/2011
Reeditado em 07/08/2011
Código do texto: T3143831
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.