Jogo da vida

Xadrez um jogo intelectual, charmoso, com suas estratégias é fascinante. Pena que não é um jogo tão popular que nem o Domino, Damas, Truco e entre outros.

Antes fosse da cultura brasileira privilegia a inteligencia ao invés da malandragem, vou utilizar de metáforas novamente para exemplificar, o quanto o Brasil como nação poderia evoluir,caso deixa se de lado o “jeitinho brasileiro”.

A Disney precisava de um personagem para ser sinonimo do Brasil entre seus personagens, criou o Zé Carioca, gosta de samba , demonstrar ser preguiçoso e malandro. Pois, essa é a visão dos gringos em relação aos brasileiros.

Xadrez versos Truco, Intelectualidade, estratégias e raciocínio lógico versos a malandragem, blefes caso preferir mentiras e trapaças.

Todo jogo tem maneiras para trapacear, inclusive o Xadrez, caso o adversário for inocente. Mas no Xadrez é mais perceptível aos olhos, pois não da para esconder um peão na manga da camisa e coloca lo no tabuleiro. Já no truco ou em qualquer jogo de cartas, visto o inúmeros números de mágica que envolve cartas, é fácil esconder, seguindo aquele lema a mão é mais rápida do que a visão.

A vida é um tabuleiro de xadrez, os peões andam somente uma casa para frente, são as decisões básicas do dia dia, sendo que as vezes devemos acelera las, caso dos peões andar duas casas para frente em uma só jogada no inicio do jogo. Torre é o nosso trabalho que no tabuleiro anda sempre em linha reta, continua ou seja, Horizontal ou Vertical, Sempre avançando para conseguir vencer e defender nossos interesses. Cavalos que andam no tabuleiro sempre duas casas em qualquer direção e uma casa para direita ou para esquerda, tipo formando um “L” é nossa família, sempre influi em nossas decisões, dando ânimo e força para lutar, mas as vezes atrapalham em algumas jogadas, sendo que para vencer um jogo de xadrez com adversário bom é indicado sempre tentar retirar os cavalos do tabuleiro, assim é a família na nossas vidas, se tirada é muito mais fácil de sermos derrotados. Os bispos são a igreja na nossa vida, sempre andando nas diagonais do tabuleiro, sendo um bom instrumento para vencermos a partida na busca do Rei adversário. A rainha na vida seria uma esposa devotada fiel, disposta a tudo para fazer que nas decisões do dia á dia, sejam as mais acertadas sempre que possível auxiliar para corrigir erros, sempre apoiando no trabalho e se possível trabalhando junto para vencerem, quem nunca ouviu a frase :“ Atrás de um grande homem á sempre uma grande mulher”, no caso do xadrez e no meu modo de ver não é atraz que a mulher deve estar é sempre do lado. O Rei é nosso ego, somos ego centristas, o mundo gira ao nosso redor, Trabalho, família, igreja, esposa(o) e o que nos impulsionam a vencer na vida é vencer as adversidades, impostas por você mesmo na busca de vencer na vida.

A vida feito xadrez é feita de estrátegias, metódos para atingir metas e não feito truco que utiliza se de malandragens para obter a vitória, sendo que no xadrez é um jogo franco, você pode atravez do movimento do adversário armar sua defesa ou seu ataque, no truco é um jogo de sinais, línguas, piscadas que o objectivo é demonstrar para seu parceiro de carteado as cartas boas que estão em suas mãos, assim enganando desleal mente seu adversário, com blefes e uma gritaria.

Nada contra quem joga truco, alias eu estou tentando aprender esse jogo, que pelo visto não é muito difícil, mais requer muita astucia e malandragem para não ser derrotado, aonde em qualquer lugar que eu vou quase todos sabem jogar menos eu.

Concluindo para vencer na vida com a consciência limpa, utiliza se de estrátegias e não de mentiras e malandragens para atingir o seus objectivos.