CARREGANDO UM LIVRO - (Texto vencedor do 8º concurso da fundação cultural)
Texto vencedor do 8º concurso da Fundação Cultural de Canoas, na categoria “Crônicas”) – Outras informações sobre o concurso através do site:
http://www.fundacan.com.br/literatura/clitres.html
CARREGANDO UM LIVRO
(Autor: Antonio Brás Constante)
Um livro na mão nos torna pessoas diferentes, mais confiáveis. Dando-nos um certo ar intelectual. Amistoso. De quem sabe o que diz, mesmo sem dizer nada. Em meio a toda esta onda de violência, segurar um livro tem um efeito similar ao de segurar uma bandeira da paz (sem a necessidade de ficar com o braço erguido). É quase impossível ter medo de alguém que se aproxima segurando um livro. Salvo quando se tratar, por exemplo, de um professor de matemática em época de exames.
As pessoas que passam nos abrem sorrisos de simpatia. Provavelmente pensando que por estarmos carregando um livro, somos pessoas estudiosas, cultas, que seriam ótimas companhias para uma boa conversa, ou que em algum futuro relativo poderemos ser seus professores de matemática ou talvez professores de matemática de seus filhos.
Claro que isto também traz inconvenientes, pois sempre podem aparecer aqueles famosos chatos para perguntar sobre o livro. Não uma pergunta ou duas, mas querendo saber tudo sobre o que estamos lendo. Outros são piores, dizem que já leram o tal livro e ficam ameaçando de nos contar o final da história, dando indiretas sobre o desenrolar do enredo, achando de forma doentia que fazendo isto estão nos agradando de alguma maneira (talvez tenham tido algum trauma envolvendo professores de matemática, exames e livros). Porém, ainda assim o livro se torna um bom aliado.
Com ele temos a desculpa ideal para baixarmos a cabeça sobre suas páginas, deixando o chato falando sozinho até que ele desista e nos deixe em paz, ou lembre que também ia mal nas aulas de educação física e saia em busca de algum maratonista, tenista ou pugilista para por em prática suas chatices (neste caso o melhor seria que ele encontrasse um pugilista daqueles bem invocados).
Outra característica de quem carrega um livro é o de nunca estar ocioso. Qualquer tempinho dado pela vida – seja ele em pé em um trem ou sentado em um banheiro -, é uma boa hora para voltarmos a imergir em viagens pelo mundo e fora dele. Conhecer pessoas, lugares, povos, sonhos, chatos, professores de matemática e pugilistas invocados (no caso de encontrar no enredo da história pugilistas invocados que sejam professores de matemática e chatos, pare imediatamente de ler o livro).
Ler equivale de forma metafórica a sair excursionando em aventuras loucas, dimensões impossíveis e idéias novas. Tudo isto sem sairmos do lugar, deixando o corpo onde está para não despertar suspeitas de que sumimos.
A imagem de uma pessoa olhando para páginas e mais páginas cheias de letras, nem de longe traduz a mínima noção do que realmente é estar lendo um bom livro. Devorando seus parágrafos, se deliciando com seus capítulos, mergulhando sem risco de afogamento em suas histórias, fantasias, fatos, e tudo mais. Ou seja, resumindo: ler é bom demais.
Texto vencedor do 8º concurso da Fundação Cultural de Canoas, na categoria “Crônicas”) – Outras informações sobre o concurso através do site:
http://www.fundacan.com.br/literatura/clitres.html
E-mail: abrasc@terra.com.br
Sites: www.abrasc.pop.com.br
www.recantodasletras.com.br/autores/abrasc
ATENÇÃO: Divulgue este texto para seus amigos. (Caso não tenha gostado do texto, divulgue-o então para seus inimigos).