Assessoria juridica de uma grande empresa liga para realizar serviços de cobranças e um sujeito atende do outro lado da linha:
- Alô!
- Boa tarde, aqui é da empresa Cobra Advogados associados, por gentileza, posso falar com o Senhor Marcelino Maximiliano Junior?
- Pode, sou eu mesmo.
- Essa conversa será gravada para sua segurança, tudo Bem?
- Sim perfeitamente.
- É que estamos em poder de um titulo referente a uma compra efetuada ano passado e já tem mais de cem dias que o senhor não efetua o pagamento.
- Pois não senhora, eu vou pagar, mais terei de deixar uma beirada de fora, beirada pouca, pode acreditar; a propósito, em quanto está o valor total as prestações em atraso?
- Senhor aguente na linha que irei proceder aos cálculos...
 Um breve silencio e em pouco tempo a conversa reinicia.
- Senhor?
- Pois não.
- Desculpe-me pela demora, mas já tenho o valor que é de dois mil duzentos e oitenta e cinco reais e sessenta e cinco centavos pagáveis até o próximo dia 18 do mês em curso (R$ 2.285,85)
- Noooossa tudo isso? Indaga pobre do endividado.
- Sim senhor, o senhor poderá efetuar o pagamento até a data?
- Sim, como eu lhe disse, mais ainda hei de deixar uma beirada de fora, tudo bem?
- Sim senhor, aguardaremos o pagamento.
No dia marcado eis que chega o devedor no escritório para pagar a divida com exatos duzentos e oitenta e cinco reais e sessenta e cinco centavos para espanto do advogado que retruca:
- Mais o senhor havia dito que deixaria apenas uma beirada de fora, o que aconteceu?
- Sabe senhor, eu estou cumprindo o prometido, deixei apenas uma beirada de fora.
- Mas o senhor esta apenas pagando duzentos e oitenta e cinco reais e sessenta e cinco centavos de uma divida de um montante de dois mil duzentos e oitenta e cinco reais e sessenta e cinco centavos. Retruca aborrecido o advogado.
- Pois é doutor, é como eu disse apenas uma beirada ficaria de fora e foi exatamente a beirada que estava o dois (2), fiz as minhas contas e resolvi pagar a maior parte, vou até mostrar pro senhor:
2.285,65
-  285,65
Restou apenas o “doizinho”, a maior parte eu paguei, foi o combinado e tá tudo gravado, afinal ninguém me perguntou qual era a beirada que eu iria deixar de fora.
Marcelino Rocha
Enviado por Marcelino Rocha em 16/07/2011
Código do texto: T3099241