O CAGÃO DE GOROBIXABA (Aleixenko Oitavo)

O CAGÃO DE GOROBIXABA

A rainha EVANIKOVA PRIMEIRA resolveu fazer uma faxina geral no Castelo de BUKINKANGA. Para tal contratou três operários especializados: CAPELO, DOIDIVÃNIO e LULO.

Quando estavam limpando os vidros da última torre, exatamente dos aposentos da princesa PROCARIOTA; de repente, um dos operários, o DOIDIVÂNIO, dá um gemido, vira-se para o outro ao lado e diz:

- Que dor de barriga!. Precisamos descer!

O CAPELO o tira de cabeça:

- Você está louco! Vai demorar o resto do dia. Negativo!

- Mas eu não estou agüentando, cara! Não vai dar tempo de descer!

O LULO aconselha DOIDIVÂNIO:

- Então, bata na janela e peça para deixarem você usar o banheiro destes aposentos!

É o que ele faz. Assim que a princesa permite a sua entrada pela janela. Ele voa para o banheiro. Está lá tranquilo, fazendo suas necessidades, quando ouve uma gritaria danada. Quando sai, vê que o andaime tinha quebrado e os dois amigos tinham se espatifado no chão.

No dia seguinte, no velório, estão lá os amigos, as viúvas inconsoláveis e DOIDIVÂNIO acompanhado da esposa, PINELENKA, quando chega o ALEIXENKO OITAVO, Primeiro Ministro de Gorobixaba, tinha vindo a mando da rainha. Todos fazem silêncio. Ele começa o seu discurso, dirigindo-se às viúvas:

- Sei que foi uma perda irreparável, mas o Reino de Gorobixaba pode, pelo menos, tentar aliviar tamanho sofrimento. Isso nunca aconteceu em nosso reino. Sempre nos pautamos pela segurança dos trabalhadores.

Calou-se por um momento esperando palmas, mas como estas não vieram ele continuou:

- Todo o reino está muito triste; assim a rainha EVANIKOVA PRIMEIRA me autorizou ajudar em tudo que puder as viúvas. Como as senhoras pagam aluguel, o reino dará uma casa para cada uma. As senhoras também dependem de ônibus; por isso, ganhará um carro cada uma. E quanto aos estudos de seus filhos, não se preocupem mais, pois tudo será por conta do reino de Gorobixaba, até que terminem a faculdade. Para finalizar, as senhoras receberão todos os meses um salário vitalício no valor de três mil goxas (gx$3.000,00), cada.

PINELENKA, mulher do sobrevivente, já arroxeada, não se contendo mais, belisca o marido e fala:

- E O BONITÃO ESTAVA CAGANDO NÉ?

(Novembro/1995)

Por, ALEIXENKO OITAVO, Primeiro Ministro de Gorobixaba

Corte de Gorobixaba
Enviado por Corte de Gorobixaba em 19/06/2011
Código do texto: T3045140
Classificação de conteúdo: seguro