'' tentando...ENSINAR O VALINHÊS ''

         '' Além do '' Trem das onze''  hora, tem muito mais, e note que neste caso ''horas'' não tem o famoso '' s '' de plural , e das famosas frases ditas por aqui   ''noiz vai noiz vorta '', temos as letras, lindas, das musicas famosas....so' amanhã di manhã...sô filhu únicu....i si eu perdê esti trem qui sai agora(?) aszonze hora ( sai agora, ou sai `as onze horas...incrivel como ficou lindo isto gente!!! e o som do z na frente do onze como e' gostoso falar assim....zonze..rsrsrs ) 
            
            Da ''saudosa maloca'' , e foi ali qui noiz passemu os diasz feliz de nossa vida (dias felizes de nossas vidas) 
            
            Do Ernesto que no samba ficou sendo '' O Arnesto nuz convidô...noiz fumu e num encontramô ninguem da' otra veiz noiz num vai maiz ... 
             
            E da Táuboa de Tiro ao Alvaro...de tantu leva' frechada do seu oia...meu côração mais pareci táuboa de tiro ao alvaro...seu amor mata mais que pexera de baiano...mata mais qui carabina di sordado, mata mais qui tropelamento de atomove...''

          Tudo isto foi misturado e foi-se temperando e deu no que deu...

           Nasceu Adoniran , o seo Barbosa que falava deste jeito e passou para o papel e depois para as musicas famosas este jeito gostoso de se falar por aqui,  ele ficou famoso e vive na eternidade falando e cantando da mesma maneira que por aqui cantava, e o povo continua cantando e gostando...

            Eta povão danado!!!  povão e' assim mesmo, gosta do que e' errado, mas gosta de luxo e coisas boas tambem.     
    
            Claro, não somos bobos nem nada e como o grande joãoZinho que hoje não e' mais trinta pois tem quase ou mais de oitenta..

             ""Quem gosta de pobreza e' intelectual''''... e gente da nobreza , que sem pobres, sem o povão, como eles vão viver?  ...hehehehehe , ainda bem que assim e'...

           Adoniran, o seo Barbosa agradece, a familia dele tambem, os musicos , os cantores de  plantão, as ricas gravadoras então!!!...quantos milhões de reais ate' hoje toda esta beleza, tudo isto , ja' produziu?

           E por aqui na minha cidade se ensina o beaba do Valinhês....quer aprender? vamos aos ''poucos'',eleitos, ensinando...

           Sabe como por aqui dizemos o contrario de..

           Volátil ?...Vem ca' subrinhu

            ( tradução: vou la' tio....vem ca' sobrinho ) 

               parece, mas não e', brincadeira, e' sério gente!!

          LAGÕA...lugar onde tem ''sapinhu, sapu , ramm ''

          PADARIA...lugar onde ''assapão, vendi doci e sorveti di baunilia, di chocolati, di morangu ''..qui probrema qui e'...a criançada chorandu e os pai num comprandu...marvadus!!!

           Nico? oia sua casa qui feia..as pintura desta paredi toda ''cascada ''...por que  oce num da' uma pintada melhor nela Nico..ta' orrive assim...credu!!!

           I oce acha que sô loco? ce ta' loca muie'? qui vô da' uma pintada nas paredi i mi machuca' todinho? da' oce uma bucetada pra vê si num dói, si num machûûca...dê oce uma pintada melhor si ti incomoda, cata a brocha do seu maridu e mandi eli qui dê uma pintada melhor, si oceis dois quise'...si num quise' dexa assim mesmo...porquera!!!

            Intão dipois distu tudu muitu bem explicadû tamo intendido intão? intão ta', vejô oiceis dipois ta' bão intão....bejos nos ceis tchau bellos, tchau bellas, vichiii!!! agora sim, misturô tudu, o sotaque italiano, nossa!!! quanta '' corentinha, bezerinho, burinho, bulinha...'' por aqui...mamma mia, quanta nona, nono, tutto bona gente, bon giorno, bona sera, domani, domani, mangia qui te fa bene, mangia bambino mio, manja..orelogio,  papa, mama....


                                        

             Ahhh''' quanta uva, quanto figo, quantas danças, tarantelas, queso, beso, quattro formaggio, pizza, musarela...ahhh!!! e os palavrões então...porca pipa, porca madona, carcamano maledetto..ahhh a Italia por aqui em tudo e a lingua italiana influenciando tudo por aqui, virando uma nova língua...português, valinhês e tambem tem o italianês...creditam?

             Credu Fredo qui freddo!!! ( Fredo apelido do meu primo Alfredo Buonvenaro )....por aqui faz mesmo muito freddo Fredo, faiz sim...si faiz!! qui paura Fredo!!

              Na proxima aula tem mais....se a mestra maestra sobreviver tudo isto, e se os alunos e alunas na aula comparecerem....inte' então!!!

                      ========================== 
AMELIA BELLA
Enviado por AMELIA BELLA em 01/06/2011
Código do texto: T3007379
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.