Que pecado é esse, meu filho?!
Que pecado é esse, meu filho?!
Humorismo. Honorato Ribeiro.
Um padre já idoso quando escutava no confissionário certos pecados, ele dizia ao penitente: Olha meu filho, quando você tiver um pecado desse, diga que você toca trombone. Chegava uma senhora e ele dizia: diga que toca sax tenor, outra toca trombone de vara... E assim ele escolhia uns intrumentos da banda: pistão, clarinete, marcação, trompa, bombardino, sax alto sax tenor, etc... Mas ele foi mudado para outra paróquia e assumiu um padre novo. Como era de costume sempre antes da missa o povo confessar, ele sentou-se no confissionário e fizeram a fila de homens e mulheres.
-Conte seu pecado, meu filho.
-seu padre eu toco sax alto.
-Que beleza! Eu gosto de música. Só isso?
-Só.
-Está absolvido e continue a tocar seu sax.
-Conta seu pecado, minha filha.
-Eu toco trombone de vara..
-A senhor?!
-Sem, seu vigário.
-Contonue; está absolvida.
E assim toda fila era músico.
O padre levantou-se, entrou na sacristia e vestiu os paramentos: alva, manípula, estola, casula, barreto, mas estava nervoso e o sacristão percebendo lhe perguntou:
-O senhor vigário está nervoso, por quê?
-É que esse povo daqui todo mundo é músico e acha que é pecado tocar um instrumento.
O sacristão já sabendo, pois tocava marcação, explicou para ele: Não padre. É que teve aqui um padre velho que, conforme o pecado; as pessoas afimavam que tocava tal instrumento, porque o padre não gostava de ouvir pecado cabiludo.
-Não me diga uma coisa desse, sacristão?!
Eu absolvi todo mundo cheio de pecando, pensando que eles eram músicos! E agora, minha Nossa Senhora do Perpétuo Socorro!
-Pode deixar comigo, padre. Na hora da comunhão eu dou um jeito, pois esse povo em pecado não pode comungar.
Começou a missa e na hora da comunhão fez-se a fila enorme. O sacristão pegou a sineta, a campaimha e tocou e disse:
Olha, a turminha da banda, fora da fila.
hagaribeiro.