João Furiba - I
Irei contar aqui, em várias postagens, algumas passagens e memoráveis histórias engraçadas do Grande poeta popular João Furiba, hoje com 87 anos de idade e residindo na cidade de Triunfo –PB.
Nosso poeta, nasceu João Batista Bernardo no dia 4 de julho de 1931 no sítio Bomba D´Água, Serra de Cachoeira, em Taquaritinga do Norte, Agreste pernambucano.
"Minha mãe lavava roupas à margem do rio quando, num repente, eu vim ao mundo. Muito nova e inexperiente minha mãe correu assustada para casa"
Disse o poeta em um dos trechos do seu livro Falando a Verdade. Tornou-se João Furiba quando cantou pela primeira vez com o lendário Pinto de Monteiro, que desdenhou do nosso poeta achando que este, não era páreo para ele. No princípio se negou a cantar com Furiba, tornando-se depois uma das maiores duplas de violeiros que o Nordeste conheceu. Furiba ficou conhecido em todo o norte nordeste como o “Poeta da Mentira”.
Furiba também é famoso por ser namorador. Casou-se várias vezes e é pai de 44 filhos.
Certo dia em uma cantoria com Pinto de Monteiro, numa peleja, o seu companheiro fazia relatos agravando as mulheres com quem João Furiba já havia sido casado. Quando de repente entra no salão Maurícia (sua atual esposa - jovem e muito bonita), então o Velho pinto emenda o que vinha cantando, com essa pérola:
Essa ai eu sei que é
Honrada, educada e forte
Talvez seja a mais bonita
Da Paraíba do Norte
Êita Furiba feliz!
Ô moça pra não ter sorte!