Deu no jornal

Meu humor, como já sabem os leitores, costuma sair de "lances" da vida real. Pois tomem mais um lance:

Dia desses eu estava assistindo a um programa de músicas e notícias e não é que o locutor saiu com esta: "São fatos históricos que ficarão na História!"?

Tive vontade de desligar o rádio ou mudar de estação, mas, na qualidade de escritor, preciso de elementos para escrever sobre eles. Então, por que não me ligar no tal programa? Afinal, há uma parte dele que fala sobre acontecimentos históricos que aconteceram no dia. Por exemplo, hoje é 19.05.2011. Então o locutor fala dos acontecimentos que desta data em vários anos. Fico de antena ligada para ver a pronúncia do locutor, pois são fatos de todo o mundo, e envolvem nomes de lugares e pessoas em idioma estrangeiro. O mais recente de que me lembro foi falava no Aiatollah Komeini, ex-líder religioso e político do Irã. O locutor pronunciou IATOLÁ, engolindo o "A" inicial. O que mais me diverte é quando tem alguma palavra em russo, polonês, e outros cujas palavras costumam também (a exemplo do russo) terminar em INSK, OV, VITCH. É muito engraçado.

Espero que os leitores não pensem que estou debochando, mas se eu fosse dono de uma rádio não permitiria que seus locutores pronunciassem nada errado, pois antes de apresentar o programa tem-se que estar preparado para as palavras que vierem. Basta escrever a pronúncia no lugar da escrita. Não tem erro!

António Fernando
Enviado por António Fernando em 20/05/2011
Código do texto: T2981173
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.