Telepatias Modernas – Comunicação Entre Jovens.
Telepatia: Comunicação de pensamentos, sentimentos ou conhecimentos de uma pessoa para outra, sem o uso dos sentidos da audição, da visão, do olfato, do paladar ou do tato. A telepatia é às vezes chamada leitura da mente ou transmissão de pensamento. Alguns cientistas acreditam que nem a distância nem o tempo afetam a telepatia. Desta forma, os pensamentos de uma pessoa poderiam ser recebidos por outra pessoa até mesmo de um país para outro.
Significado esclarecido, agora vamos aos fatos. A geração de adolescentes que nos rodeia nos dias de hoje possui um dialeto tão simplificado e unificado, que, na maioria das vezes, torna-se impossível, a nós, meros “neanderthais”, conseguir decifrar os códigos. Parece-me que tudo pode ser denominado de PARADA, adjetivado por FODA e todo mundo virou CARA, quando mais especificado, é MANO ou MINA. Vejamos a seguir um diálogo típico dos nossos adolescentes:
“Era um sábado de manhã, Dedinho estava dormindo até mais tarde, já que, naquele dia não tinha aula e ele havia ficado até madrugada na internet, de conversa com, Dengo, Miau e Bell. O telefone toca e dona Maria atende:
- Alô...
- Fala tia, aqui é o Dengo! O Dedinho ta na ÁREA?
- Olha aqui Alexander, o nome dele é Lucas e ele está dormindo.
- Ah tia, acorda ele? Eu to precisado de BATER UM LERO, combinar umas PARADAS aí!
- Espera que vou chamar!
Dona Maria vai até o quarto de Lucas e o acorda.
- Lucas, o Alexander está no telefone querendo falar com você.
- Quem que é esse mãe?
- Teu amigo, ora! Quem mais?
Lucas levanta-se da cama, meio sonolento e se perguntando de quem a mãe estava falando.
- Alô...
- Fala, PARÇA!
- Ah, é o DENGO? A VÉIA disse Alexander!! KKKKKKKK Tá por FORA!
- SÓ! Mas DEDINHO, eu to querendo combinar aquelas PARADAS lá.
- Ah, SÓ! Vai ser muito FODA! Os MANO já tão tudo nos ESQUEMA. Agora só falta tu dá um LERO com as MINA!
- Já é! Mas não esquece de levar as PARADINHAS que combinamos, OK?
- Aí vai ser FODA héin! Vou ter que levar todas aquelas PARADAS sozinho?
- Não é você que é o FODA? Manda vê nas PARADAS!
- Tá bom! Mas não esquece que pra ser FODA, tem que levar as MINA, porque senão a PARADA não VIRA! Sem MINA é FODA!
- Falow, MANO! Pode deixar que eu ligo paro MIAU e pra BELL e falo pra eles da PARADA de chamar as MINA lá!
- Falow!
Dona Maria, que escutou toda a conversa, mas não entendeu nada, começou a questionar o filho:
- Lucas, o que tanto você combinou aí com o Alexander?
- Pow mãe! Tu num tava ouvindo o LERO aí? Tu escutou! Pra que que eu tenho que repetir tudo?
- Escutar eu escutei, mas não entendi nada! Que negócio é esse de parada? Traduz pra mim, faz favor!
- CARACA VÉI! Em que planeta tu vive mãe?
- Não entendi e pronto! Aliás, será que o Alexander entendeu o que você falou? Porque repetiu a palavra PARADA umas quinhentas vezes! Agora tudo virou PARADA?
- Pô mãe! Tu é FODA! Agora vai implicar com as minhas PARADAS? “Agente” não fazemos nada demais! Mas deixa dar um TRATO NO VISÚ, que ainda tenho que levar todas aquelas PARADINHAS, porque sem elas, A PARADA fica FODA! VAZEI...”
Diante deste texto, baseado numa conversa real, do meu irmão com um amigo dele, eu pude elaborar um mini-Glossário para que os pais, os tios,os professores, os irmãos mais velhos e, quiçá os avós, possam compreender o que os adolescentes falam:
- PARADA: Substitui os substantivos - o lugar onde será realizada a festa; a festa propriamente dita; os utensílios necessários para a realização da festa (PARADAS OU PARADINHAS); pode ser um trabalho escolar; uma matéria a ser estudada; uma notícia a ser dada ou que foi dada; etc, etc, etc...
-FODA: Substitui os adjetivos – tudo é FODA. O Show dos Restarts foi FODA; a prova foi FODA; a festa foi FODA; a professora é FODA; a mãe é FODA, mas também pode ser FODA; O fim de semana com chuva foi FODA, mas espera-se que o próximo tenha Sol e seja FODA; Ir à balada acompanhado dos pais é FODA, ir só com os amigos, é FODA; e assim por diante, realmente, tudo pode ser FODA...
- CARA: Todo mundo agora é CARA. Os CARAs vão na PARADA e vai ta FODA! Na melhor das hipóteses, em que se quis especificar, diz-se: Os MANOs e as MINAs.
- CARACA: Dependendo da circunstância e do contexto do assunto, pode ser sinônimo de FODA, mas o último é mais abrangente.
Acho que isso não ajudou muito, não é mesmo? Então, apelemos pra telepatia mesmo, já que, a única explicação para o entendimento entre os jovens, parece ser essa!