"Arrogante e prepotente; besta, não!"

Bem no comecinho de 2005, numa noite de festa, respirando fundo e compassadamente, estava me recompondo de um vexame público protagonizado por pessoa da família (bêbada) e o ex-namorado (com outra) - 'barraco' que eu tentara amenizar usando todas os instrumentos de uma canceriana com ascendente em gêmeos - quando uma amiga se aproximou, dizendo que uma 'pessoa' queria me conhecer.

Fiquei mais animada - gosto mesmo de conhecer 'pessoas' - e acompanhei Ana até sua mesa, onde se deu o seguinte diálogo:

Aninha: "Gina, este é P., P., esta é Gina."

P. e Gina (em avaliação mútua e mutuamente apertando as mãos): "Muito prazer, como está?" "Muito prazer, estou bem!"

P. (meio sorridente): "Então, você é irmã do Ênio? Gosto muito dele!"

Gina (meio coquetemente): "Quanta coincidência:também gosto muito do meu irmão!

P.: (meio imbecilmente): "Me disseram que você é muito besta."

Eu ouvi mas custei a crer. 'Que noite!', pensei, alongando o pescoço. O resto de angústia, tensão e aborrecimento, presentes desde o começo da festa, alimentou minhas três personalidades de forma distinta - se os irmãos gêmeos estão 'de bem' entre si, são dois racionais contra um sensível crustáceo de carne mole; se estão 'brigados', a racionalidade vai pro beleléu e eu quase sempre vou chorar no banheiro. Desta vez todo mundo se uniu.

Com calma refutei: "Acho se enganaram: arrogância é prerrogativa de quem sabe, prepotência é prerrogativa de quem pode. Eu me meto com o que sei e posso, assim, na verdade, sou arrogante e prepotente, besta, não."

E arrematei didaticamente: "Besta é a fêmea do burro ou um tipo de arma antiga."

(Eu fiquei pensando se ele sabia o que era 'prerrogativa', mas havia o contexto, certo? E Aninha me levou dali rapidinho...)

Assim o mote virou moda em terras jaguaribanas, e, por uns tempos, até comunidade no ORKUT.

Gina Girão
Enviado por Gina Girão em 15/04/2011
Reeditado em 05/09/2013
Código do texto: T2910012
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.