OS NOVENTA DIAS E O CUSTO BRASIL

Depois de muito, mas de muito tempo mesmo, hoje tive a sensação do "dejavù" da alta dos preços quando ouvi, no supermercado, o barulho daquelas maquininhas infernais trabalhando incessantemente para carimbar o valor dos produtos.

Ao me aproximar tive a curiosidade de saber de qual produto se tratava e estava lá, computei com os meus olhos, uma simples dúzia de ovos brancos (vermelho nem ovo!) por seis reais. Querem mais? Um quilo de tomate por seis reais, uma alface americana por quatro reais, um brócolis ou uma couve-flor por sete, o kilo do abacate por cinco reais, o da carne por vinte reais...o da banana por quatro reais e nem vou falar dos produtos pascais.

Páscoa nesse primeiro ano de Presidenta será luxo demais para a classe média.

Sequer a banana hoje tem preço de banana!

Decerto que os motivos são vários: as chuvas, o sol, a neve, o veranico, o el niño, os terremotos, os juros, a entressafra, os fretes, os combustíveis, enfim, sempre se tem boas desculpas para a inflação que nos assombra. Até o BBB inflacionou. O que são um milhão e meio de reais em tres meses de trabalho duro? É muito trabalho pra pouco dinheiro, parece coisa de trabalhador sem destaque.

Porém, o que mais impressiona e é voz corrente aqui em Sampa é o aumento dos combustíveis, álcool e gasolina. Está todo mundo muito bravo! E o governo o que fala? Tudo certo? Não somos auto suficientes? O combustível não era nosso? Cadê o pré -sal? Antes que eu me esqueça: E aquelas obras paradas do PAC. Parou por quê?

Que festa! E num espaço de uma semana vi postos aumentarem os combustíveis por três vezes.

Por aqui já se paga o litro da gasolina a mais de três reais e penso que se a solução para o nosso trânsito caótico ainda não chegou...deve dar o ar da sua graça milagrosa logo logo, porque está muito caro tirar o automóvel da garagem...para ficar parado no asfalto...e ainda ser assaltado! Vixi é assalto para todo lado mesmo!

Hoje o mais fácil é comprar o carro...usá-lo e mantê-lo são economias bem diferentes, é um outro assunto.

Quanto está o grama do ouro mesmo? O litro duma água potável parece estar mais caro.

A da SABESP, por mais que digam que é água tratada, eu penso que ainda não sarou da doença que lhe confere cor, odor e sabor...(que ninguém diz qual é)- todos horríveis, ao menos pelas minhas bandas.

E os estacionamentos da cidade? Saibam , em São Paulo temos que ter no mínimo três empregos: Um para pagar os impostos, outro para pagar estacionamentos e outro para se tentar viver mais ou menos...se a violência deixar.

E a notícia que mais me estarreceu: Ouvi, ouvi sim, e foi na televisão, pasmem, disseram que a VIGILÂNCIA SANITÁRIA só vai deixar entrar no país alimentos importados do Japão que vierem DE LÁ laudados como sem perigo à saúde, isentos de contaminação radioativa.

Ah, bom...agora sim.

Gente, será que entendi direito? Quem vai liberar os alimentos que entrarão no Brasil serão os próprios japoneses?

Bom, deixa pra lá!

E quem consegue entrar num restaurante Japonês aqui na cidade? Só quem tem bolso imune às irradiações dos altos preços...

Aliás, devo ser justa, não é só comida japonesa, não! Restaurante por aqui é a outra festa, depois da dos combustíveis,dos estacionamentos e dos pedágios! ia me esquecendo deles. Sem comentários viu, governador? Desistiu de rever os preços dos pedágios por quê? Não era promessa de campanha? Que raiva, eu ainda acredito em promessa de político! Ao menos nas dos que me parecem mais inofensivos.

E faz três meses que a Presidente é Presidenta! Está com cinquenta e seis por cento de aprovação.

Só não sei dizer em quais itens foi aprovada. Foi no brinco ou no modelito vermelho que recepcionou o Obama?

Por enquanto eu só aprovo o omelete que ela fez lá no programa global dos louros. A receita é ótima.

Se bem que...como já comentei, omelete também está caro viu, Presidenta. Nem ovo o povo compra! Não estou falando nos ovos de Páscoa não, Presidenta, esqueça essa tradição que apra nós já virou ficção.

E hoje, por falar em louros, dizem que a loura do louro fez aniversário, foi mesmo? e aposto que recebeu os parabéns do penoso papagaio e lá do Planalto também. O Planalto não perde nenhuma chance, parece até que é tendência globalmente globalizada.

A telinha então, desde ontem, convocou o país inteiro para a festa da loura mas...menos eu, claro, uma telespectadora tão assídua, crítica mas assídua, que rezo e analiso todas a chiques cartilhas globais...uma injustiça.

Se bem que...gente chique...merece parabéns só de gente chique, tá certo, vai...alí não há lugar para gente brega como eu.

Aliás, gente que é chique não reclama de nada. Chique que se preza tem que rezar e pagar tudo ao penoso gosto global...que é para se autovalorizar. Quem aguenta ser povo não globalizado?

Valeu Brasil, vamos que vamos, globalmente unidos, porque mesmo com inflação a fila anda, o mundo gira, as velas se apagam...e os contribuintes pagam.

Mas...o dolar...subiu! Primeiro de abril!

Fui...rezar. E muiiiito!