a foto e' bem explicita :- '' A onda agasalhando o farol''...rsrsrs

                                 ''  FACHO ''
facho....s. m.
Matéria inflamável que se acende de noite para sinal.
Farol, luz que indica aos navios o caminho seguro.
Archote, brandão, lanterna.
Fig. O que esclarece ou serve de luz intelectual: o facho da ciência.
Fig. Tudo que serve de elemento para suscitar ou alimentar qualquer paixão: o facho do AMOR ou do ODIO...

            Menininha pequenininha e eu ja` ouvindo de minha mãe, da minha avo' :-

            Melia por favor sossega o  ''facho''

            Melinha se voce não sossegar este ''facho'' que voce tem nem sei o que sera' de voce...cruzes!

            E eu , tadinha, nem sabia o que este tal danado de ''facho'' significava e eu não sabendo , claro, não sossegava... e o tal de'' facho'' so' aumentava...

            E eu, agora ja' mocinha tendo as regras direitinhas, perguntei o que era este tal de ''facho'' e foi me dito muitas coisas mas uma que eu me assustei foi....'' e' um fogo interno que te consome todinha, uma labareda quente que te deixa doente...cuidado!! ''....que medo que fiquei de ser cozida por dentro...e eu e minhas amigas ficamos conversando por dias e dias sobre isto..quem tinha esta '' doença'' e quem não tinha...todas tinham!!!, choramos abraçadas juntas, tontas!!!, iriamos morrer com uma grande labareda saindo de dentro de nos...e eu olhei para todas elas, e elas todas para mim e eu perguntando :-

             Por onde o fogo saira'?

             Ninguem sabia e então o negocio foi ir perguntar para minha avo', era a pessoa que estava mais proxima e era mulher e de idade, era sabida que so' vendo aquela linda vovo'...e ela rindo e dizendo que seria '' por baixo , pela pichuruquinha, pela pombinha peludinha '' e nos todas meninas bobas e ingenuas, mas '' fachudas'' como dizia minha mãe e minha avo', apavoradas querendo saber como e onde, que dia? que o tal de ''facho'' sairia e nos queimaria...soubemos no dia certo para cada uma.

              Meu fogo, meu ''facho'' veio me queimando no dia que vi Natanael, moreno lindo e ''guapo'' como dizia dona Mariquita, espanhola linda...eta Natanel lindo, dizia ela, com este eu nem casava, so' '' encasalava'' e ria e eu quando vi este lindo ''bandido moreno'' tambem pensei do mesmo modo e ele, Natanael,  meu ''facho'' acendeu e ai eu soube o que era este facho tão falado...como soube?..conto ja', ja' agora....

              Vi de longe, mas parecia que o danado do Natanel tinha um fosforo aceso que ja' foi tacando fogo em mim e quando ele se aproximou o fogo ja' estava acesso por dentro e quando ele me tocou eu explodi...senti uma explosão primeiro no peito e um fogo subindo e descendo la' por dentro de mim...e uma segunda explosão la' por baixo...pronto, meu facho tinha vindo, eu sabia agora o que era  ''facho''...como sabia e que delicia que era...fui consumida todinha por este ''facho''...fiquei assim para sempre, fiquei viciada em facho..e agora que que e' que faço?, isto pensava eu naqueles dias, hoje não penso mais assim não...vivo bem, muito bem com meu facho acesso...de vez em quando, so' de vez em quando me ''descontrolo''...sempre que vejo algum lindo ai sim...meu facho acendo de vez ...

          Nem me importa mais com este negocio de facho, antes sim, agora não mais...tem quem acende e apaga na hora que quero, que preciso e vou vivendo assim que nem vagalume, lanterna, farol...acende e apaga, apaga e acende...num ta' bão assim?

          Hoje quando vejos meninas novas de facho acesso dou risada e vou falando que nem uma velha vovo`....''meninas, meninas, cuidado, cuidado, apaguem logo este facho que senão mais tarde fica mais dificil ainda de apagar..'' e elas, meninas danadas da era moderna, dizendo que nada dona Amelia, que nada...facho e' coisa boa, paga ele não dona Amelia, paga não '' e num e' que elas tem razão?

           Facho e' coisa boa

           Ruim e' ser chamada de ''dona''....ai ai ai saber que ja' sou ''dona''...e' ruim heim!!!

           Dona e' sinonimo de velha...ja' fui...moça!!

             ========================
AMELIA BELLA
Enviado por AMELIA BELLA em 27/03/2011
Reeditado em 27/03/2011
Código do texto: T2873335
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.