Nomes Feios
Tenho lido alguns textos de nomes estranhos aqui neste Recanto e em outros lugares. Alguns até se atrevem a fazer a composição matrimonial dos citados.
No entanto, este meu texto serve para lembrar de meu querido avozinho lusitano, num dos saraus frequentados por senhoras da sociedade paulistana dos idos de 1920, na gloriosa Casa de Portugal, na capital paulista.
Certa feita, entre goles de vinho do Porto, acompanhado de profiteroles, toicinhos do céu e pastéis de Santa Clara, um grupo de senhoras comentava os nomes das pessoas, para ver quem sabia o mais feio. Meu avô, achegando-se, enxerido como ele só, ao se inteirar do teor da conversa declarou que ele era capaz de vencê-las todas sem nenhum esfôrço. E começo a desfilar os nomes feios conhecidos:- Rabuda, morfética, filha dilma ...., lazarenta, mundana, cafetina, etc. Ante o pasmo e o asco das presentes, foi informado pela matrona mais próxima, que o nome mais feio a que tinham elas chegado era Ermengarda Cunegundes. (pano rápido e saída à francesa do mancebo)