O Diálogos Fantásticos do Mestre Espiritual Topim di Brasilondonês/ EPISÓDIO: O Caminhar na Montanha!...
Estava o Mestre a meditar sobre a Verdade da vida! No seu templo de contemplação e nisso ele esperava o jovem Micuisini Totuna para irem a grande montanha. Ao chegar o jovem aprendiz de Topim o disse:
___Nunca deva chegar antes do seu mestre ou depois de duas semanas atrasado! Isso poderá tirar do mundo desgosto de ti. Não pense que o mundo foi criado sem tempo marcado. Deus o fez em sete dias!, as mulheres levam nove meses para darem a luz!
___Perdoa-me, Mestre! Sei que atrazei um pouco. Mas a causa foi justa. Devo explicar! Ia eu caminhando pela a beira do grande lago Fojicuiá quando uma bela jovem formosa, elegante, sedutora, bela, sarada, estava se afogando. Que fiz eu? Tirei todas as minhas roupas e me joguei na água e nadei em direção da jovem em apuros! Imagine a agonia!!! Aí ela percebeu a minha presença e começou a gritar: "deixe-me!!! eu quero é a morte para mim! Foi aí que a minha fixa caiu, ela queria mesmo é se matar! Sabendo que o suicídio é um péssimo negócio para a alma fiz então o que qualquer aprendiz de monge faria: a salvei. Levei ela para minha casa. Dei banho, comida , roupa lavada, compreensão, palavras sábias, calor dos meus agasalhos, e tudo que ela precisava, desejava!
___Então foi esse o motivo que te fez se atrasar tanto?
___Sim Mestre!
___Deu a ela o que melhor você tinha em casa?
___Sim.
___Ela votou a sorrir?
___Sim Mestre!...
___Dorme como um pequeno urso no inverno?
___Exatamente, Mestre!
___Toma banho todos os dias e o trata como irmão que muito tempo não via?
___Perfeitamente!!!
___Ela coloca as suas refeições?
___Positivo.
___Nessas noites frias ela procura ficar perto de você?
___Totalmente!
___E quando vocês estão juntos ela fica com os olhos a brilhar, com os lábios úmidos. com as tetas durinhas?
___Sim.
___Te darei um conselho. Volte para casa, desista da iniciação espiritual na momtanha, tome um bom banho, se perfuma, colha flores no campo, reuna as suas famílias e faça o casamento!
___Casamento?!!!
___Sim. Se vocês continuarem nesse "chove e não molha", verás em todas as manhãs que virão a diferença da barriga dela e amarelecimento de sua face!
___Mas mestre, o que o senhor quer dizer com essas palavras?
___Com essas palavras eu quero lhe dizer que a belíssima e atraente jovem quis se matar por ter perdido a virgindade ou está grávida, pelo mesmo motivo, é claro! Então invente outra história para mim por que essa não engana nem menino amarelo pelado da aldéia! Ha um mês que você vem se atrasando em nossas caminhadas e todo mundo já está sabendo do seu fogo e do dela! Não se preocupe, futuro pai!, a vida lhe dará muitas alegrias e responsabilidades. Vá em paz...