O USO DO HÍFEN E O HÍMEN USADO

O U S O D O H í F E N E O H Í M E N U S A D O

Hífen é um sinal (tracinho) diacrítico usado no português, com raríssimas exceções em outras línguas, e serve para unir pronomes átonos a verbos, para ligar os elementos das palavras compostas, e/ou separá-las, no fim da linha, em duas partes.

Hímen é uma película dérmica (selinho) presente na entrada da vagina. É impermeável, e normalmente possui uma abertura anelar,

por onde há eliminação de secreções e a menstruação.

Em certos casos, hÍmen é uma abertura muito estreita ou pode nem existir, o que requer uma fácil intervenção cirúrgica para evitar a retenção de líquidos.

O hímen existe em certos mamíferos serve para proteger as fêmeas

durante a sua infância dos riscos de infecções genitais.

Daí durante esta fase da vida das meninas, ser uma membrana relativamente grossa e resistente, popularmente chamada de cabaço; no entanto com a puberdade, e o desenvolvimento fÍsico, esta se torna-se muito fina e pouco resistente.

Esta película se rompe com o coito (defloração), causando o desvirginamento (usado).

Em comum, hífen e hímen, perdem o acento quando vão para o plural.

Há quem faça confusão entre hífen e travessão.

O hífen é menor e só pode ser usado na separação das partes de uma palavra. O travessão (tração) é maior, sendo usado na introdução de diálogos, e como sinal de pontuação, mas não é ereção.

O erro mais freqüente é o que dá-se em relação ao uso dos espaços; enquanto o travessão requer espaço antes e depois, os hifens e himens os dispensam.

(março/2008)

Aleixenko
Enviado por Aleixenko em 25/02/2011
Código do texto: T2813573
Classificação de conteúdo: seguro