CUIDADO, NÃO É UM "AMIGO DA ONÇA"?

Traçando um perfil, só às vezes engraçado...

Claro que este meu presente texto tem um objetivo humorístico, nada ofensivo aos meus verdadeiros amigos, muito queridos aliás, embora seja este meu assunto ancorado num fato que me ocorreu na última semana, num terreno de aprendizado humano absoluto, e aposto que todos que me lerem já se depararam com situações inusitadas, aquelas protagonizadas pelos chamados "amigos da onça".

Dizem que quem encontrou um amigo encontrou um tesouro (provérbios de Salomão), não tenho dúvidas disso, porém penso que Salomão nunca foi atacado por certos tipos de "amigos da onça", uma modalidade de "amigos" desta mais moderna jornada.

Esta conhecida expressão, constante no linguajar popular, é usada para se designar aquelas pessoas que se dizem "amigas" mas que vira e mexe nos colocam em situações de "amizade" extremamente unilateral, ou seja, são "amigos" das e nas necessidades...deles.

É incrível isso!

Nunca são amigos nas necessidaes ...dos outros. Isso nem é com eles!

Nunca têm muita amizade a oferecer mas como cobram a do outro...nas emergências...

"Psicologicamente" falando são pessoas com umbigos gigantes!

Se encontrarem um umbigão andando por aí, cuidado, olhem bem lá no fundo dele que conseguirão identificar, bem lá dentro, escondidinhos, quase disfarçados, os nada inofensivos "amigos da onça", que deduzo, devem ser assim chamados porque não nos abocanham tão diretamente, mas armam as armadilhas para alguém nos abocanhar...nem que seja nós...a nós mesmos, a saciar suas insaciáveis sedes...de colocar o mundo a seus pés.

Egocêntricos, acreditam que o mundo inteiro está a serviço deles.

Normalmente são pessoas com tendências altamente "políticas", que com todo jeitinho "amigo", fala mansa e aparência inócua, de vidas sempre muito "vitimizadas" pelas dificuldades que sempre são só deles , usam as oportunidades para conduzirem os "amigos" aos grandes precipícios, sempre em nome da grande amizade, insisto, que só é lembrada unilateralmente...do lado deles.

Pedem o impossível, nos obrigam a dizer "não", e nessa hora se sentem os mais injustiçados do planeta, fazendo com que nos sintamos as piores pessoas amigas do mundo!

Na sua perene imaginação egoísta, sempre acreditam que estão "bem na fita" com todos, porém nem desconfiam que o mundo mais "consciente" foge o tempo todo deles!

Nessa semana me ocorreu tal fato: quando o telefone soou...vixi!

Seria onça no pedaço? E como era...todos já sabiam, menos eu!

Treinei a coragem , e disse um NÃOOOOO...quase terapêutico.

Como me senti melhor...

Como vêem, estou aqui para me solidarizar com todos aqueles que já se viram em situações de "saia justa", às voltas com as súbitas aparições, sempre solenes, dos desaparecidos "amigos da onça".

Nesse ecossistema tão complexo chamado vida, havemos que caminhar protegidos desta curiosa modalidade de amigos, que convenhamos, quem tem apenas um, sequer precisará de inimigo algum.

Sosseguem, sou não, amiga da onça...isso é só um consciente desabafo.

***

PARA ILUSTRAR, (fonte google)

“ Dois caçadores conversam em seu acampamento:

— O que você faria se estivesse agora na selva e uma onça aparecesse na sua frente?

— Ora, dava um tiro nela.

— Mas se você não tivesse nenhuma arma de fogo?

— Bom, então eu matava ela com meu facão.

— E se você estivesse sem o facão?

— Apanhava um pedaço de pau.

— E se não tivesse nenhum pedaço de pau?

— Subiria na árvore mais próxima!

— E se não tivesse nenhuma árvore?

— Sairia correndo.

— E se você estivesse paralisado pelo medo?

Então, o outro, já irritado, retruca:

— Mas, afinal, você é meu amigo ou amigo da onça?