Palavras sem graça
Tem uma propaganda dizendo assim:
"Venha aqui em raio lazer"
Mas reparei que estava errada a grafia.
E eu disse a um atendente do local:_Olha, desculpe, mas não está errada a grafia na propaganda?
E o balconista do lugar, disse:_Eu já disse para o nosso chefe, mas ele insiste em deixar assim. Diz que assim chama a atenção.
Então fiquei curioso:_Como ele acha que desperta atenção?
E o rapaz, com tom de gentileza, respondeu:
_É que hoje em dia a linguagem é informatizada, e geralmente não se usa letras maiúsculas.
Bom, eu tinha reparado neste detalhe também, mas eu me referia a outro erro, porque estar em minúsculo as letras, eu até tinha pensado neste ponto de vista também.
Então lhe disse:_Mas o erro está na letra "z" e não simplesmente por estarem em minúsculas, seria "s", não seria?
Então o rapaz, da recepção, sorriu para mim, e disse:
_Meu chefe tinha razão!!!
Então eu disse:_Em quê? (Já meio intrigado).
_Bom, é que lazer é o que há aqui, é um clube de lazer, há piscinas, quadras, e outras coisas, e ninguém conseguia ver isso. E, ele escolhendo este termo, raio lazer, disse que faria muitos perguntarem do que se trata. E, você, por exemplo veio perguntar. Faz parte.
Então eu entendi que o lazer estava certo. E que não era raio "laser", que é palavra inglesa e normalmente seria grafada em itálico. Era um raio de lazer, um raio de diversão.
Bem, caí do cavalo!!!!! E ri!!! O chefe do rapaz era mais culto.
E, passeando por uma cidade rural, não muito distante, e dando uma de Pasquale Neto, este que é ótimo professor, eu notei também muitos erros de grafia nas placas. Olha que isto nem é tanto ficção.
Eu estava com sede, então na estrada eu procurava um lugar para parar e beber algo gelado. E, perdi a sede, ao ler o seguinte:
"Aqui tem cocô gelado, bem gelado"
O que mais me incomodou foi a ênfase. rsrsrsrsrs
E depois, vendo tantas placas estranhas pela cidade, eu vi uma que só um acento estava errado, e não causava enjoo, de todas era a única que apenas um acento estava errado. Então, desci para dar parabéns ao dono da loja, porque todas as outras propagandas, placas, etc, estavam muito erradas. E, disse ao dono, que ora trabalhando em sua própria loja, no interior é assim, e disse-lhe:
_Olha, parabéns, esta placa está mais correta de todas que já vi por aqui. Não fui falar com ninguém das outras, senão passaria o dia, e ainda assim, seria em vão. Mas, você, tem sorte de ter a placa de propaganda mais correta, com exceção de um acento apenas. E o nome é bonito também: Águia de Prata.
_Olha, sinhô, eu não sabia que estava fartando um acento em nossa loja de custura, mas si for pro bem geral, vô por acento já. E o Agúia de Prata será uma loja de curtura tamém.
Então eu pensei, era Agulha de Prata, e não Águia de Prata. Bem, eu agradeci a prestimosidade, nada comentei sobre isso ou aquilo, só falei que sem acento ficava mais bonito, ficava mais original... E que o mais importante, era que as pessoas dali entendessem, assim como é uma maneira de falar, quem é dono da língua correta, afinal? Ela muda o tempo todo!!!!! rsrsrsrsrsrsrs